sábado, 25 de abril de 2009

domingo, 12 de abril de 2009

Caminhar no Sábado de Aleluia


Introdução

Senhor, nesta noite especial entregamos este momento a ti. Estamos aqui para te adorar e glorificar.
Deste-nos a graça de poder olhar o mundo de uma forma sincera e humilde. Ajuda-nos a permanecer com esses olhos firmes, e assim, poder ajudar aqueles que não conseguem ver porque estão "cegos". Ajuda-nos a transformar esta pequena caminhada num acto de carinho e amor para conTigo. Apesar da escuridão da noite sabemos que estás aqui e tua luz iluminará os nossos passos.

Cântico
: Em nome do Pai



Início da Caminhada
...

1ª paragem/cântico
: Tu meu Deus


Partilha

2ª paragem/cântico: Caminharei

Partilha

Última paragem/Cântico
: Vem espírito de amor


...............

Leitura: Mc 16, 1-11

Silêncio


Leitura
: Lc 24, 13-47


Silêncio


Reflexão


Como Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé, também nós caminhamos ao encontro de Jesus. Estas mulheres esperavam encontrar o corpo de Jesus e cobri-lo de óleos perfumados mas ao chegar perto do túmulo não o viram...viram antes um anjo que lhes disse para irem avisar os discípulos sobre o que tinha acontecido a Jesus. As mulheres correram a avisar do que se tinha passado mas os discípulos não acreditaram nas suas palavras. Não acreditaram que tudo o que lhes era relatado fosse possível.

E nós acreditamos?

Acreditamos que Jesus ressuscitou?

Acreditamos que um anjo apareceu a estas mulheres?
Acreditamos que Cristo voltou à vida?

Qual a nossa resposta a estas perguntas?
Tentamos justificar o nosso sim ou o nosso não através de factos que os nossos olhos possam ver?
Ou sabemos que apenas a nossa fé, o nosso coração pode compreender tamanho mistério?


Naquele dia iam dois discípulos a caminhar e encontraram um homem, esse homem era Cristo Ressuscitado. Seria de esperar que os discípulos o reconhecessem, mas estes não faziam a menor ideia de quem estava com eles, sentiam-se interessados pelas Suas palavras, algo os cativava mas os seus corações estavam tão fechados que não conseguiam ver o Seu Mestre. Foi preciso que Jesus se revelasse através do gesto de partir o pão para que os seus olhos enxergassem que estavam diante de Cristo.

"A Paz esteja convosco", disse Cristo aos discípulos.
"É assim que está escrito: que o Messias tinha de morrer, e que ao terceiro dia havia de ressucitar dos mortos, e que em seu nome se havia de pregar a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando em Jerusalém", disse Cristo aos discípulos.

Que paz é estas de que Cristo nos fala?

Estaremos nós em Paz?
Sinto-me em paz comigo próprio?

Estou em paz com os que me rodeiam?
Para que é preciso esta Paz?

Esta paz é precisa para anunciar a Palavra de Cristo, para anunciar o Seu amor, este amor que é tão abundante que nos perdoa tudo o que fazemos, que nos perdoa as nossas falhas e nos concede a oportunidade de nos arrependermos. Tudo o que fazemos em Seu nome deve ser feito em paz, com amor, com alegria. Não devemos deixar que as coisas mundanas nos consumam...e a paz de Cristo, a alegria d'Ele ter ressuscitado está em nós. Respirem fundo...e sintam a paz, a calma, os nossos corações serenos, como que Cristo estivesse a abraçá-los e a nos confortar para que como os discípulos tenhamos a coragem de cumprir as Escrituras e anunciar a todos que Cristo ressuscitou.

Que nesta nossa caminhada em grupo, se sinta esta alegria que é reconhecer, viver e acreditar que Cristo vive e que está hoje connosco aqui..a caminhar paso aa passo...

"Pusemos a nossa esperana em Deus vivo"...


Cântico:
Cantarei ao Senhor


Conto


Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira olhando as estrelas disse: "Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros."

A segunda, olhando o riacho suspirou:"Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas".
A terceira, olhou para o vale e disse:"Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus."

Muitos anos se passaram e certo dia três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos...que pena.
A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram: Porquê isto? Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebé recém-nascido naquele cocho de animais e de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e dise:"Paz" e, num relance, a segunda árvore entendeu que estava a transportar o rei do céu e da terra. Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de uma cruz e um homem foi rpegado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel. Mas logo no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade. E que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho ao olharem para ela. As árvores haviam tido sonhos e desejos, mas, sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado.

Pistas de Reflexão


Será que o mais importante nsta vida reside nas coisas grandes?
Será que damos devido valor àquilo que temos?
Será que as mudanças que queremos estão sempre associadas aos bens materiais?

Que mudança tu queres operar na tua vida?
Jesus Cristo morreu na cruz, ressuscitou para transformar e melhorar o mundo, será que dás o verdadeiro valor a esse acto?

O que achas que deves transformar na tua vida?


Silêncio

Partilha


Cântico: Quantas coisas

Preces


Todos: Senhor entregamos o nosso coração a Ti.


Ajuda-nos a viver cada dia sabendo que somos os teus filhos amados e, que possamos aprender a celebrar, a saborear frequentemente esta realidade de sermos amados e assim contagiarmos os nossos irmãos.

Senhor entregamos o nosso coraçção a Ti.


Que na nossa vida consigamos descobrir em tudo e em todos, nos outros, em cada momento, a tua presença meu Pai.


Senhor entregamos o nosso coração a Ti.


Ensinai-nos a viver plenamente centrados no nosso próximo, nos outros. Ter a cnfiança de que não nos vamos perder, pois o Teu amor sustenta-nos e alimenta-nos.


Senhor entregamos o nosso coração a Ti.


Fazei com que a nossa vida seja uma entrega diária, procurando sempre o Bem Maior, "treinando" cada vez mais o amor gratuito e generoso.


Senhor entregamos o nosso coração a Ti.


Oração:
Pai-Nosso (cantado)


Cântico: Sim Jesus

Oração Final


O Senhor pôs o seu olhar sobre nós, colocou em nós a sua confiança e esperança.

O Senhor Deus falou e conta connosco para devolver a luz onde há escuridão.
Queremos ser luz que ilumina e mostre o verdadeiro rosto de Deus, o Deus de Amor. Conta connosco, Senhor.
Porque queremos ser a tua luz para alumiar os que andam nas trevas, os desorientados no meio deste mundo, os que perderam a esperança, os que há muito tempo se afastaram de Ti.

Senhor, dá-nos forças par anão desfalecermos, para não nos apagarmos.
Pedimos-Te a Tua força, Senhor, porque sabemos que se Te demos connosco, a nossa luz nunca se apagará, mas brilhará como uma estrela.
Que a Tua ressureição transforme as nossas vidas e o nosso próximo. Entra na nossa visa, Senhor. Entra no nosso coração.

Cântico:
A Ti poder e glória

quinta-feira, 9 de abril de 2009