sexta-feira, 31 de julho de 2009

A arte da oração por D. Orlando Brandes

Rezar é um acto natural, um capítulo da antropologia, exactamente porque o ser humano tem uma abertura congênita para o transcendente, o divino. Rezar é também um acto de justiça para com nossa alma, pois a oração é expressão do espírito, da alma, do coração. É também um acto de justiça em relação a Deus. “Nele somos, vivemos e existimos” (At 17, 28).A oração é antes de tudo terapêutica porque pacifica, unifica, ordena a vida, os pensamentos e os afectos. “Os efeitos da oração em nossa pessoa são mais visíveis que os das glândulas de secreção interna”, diz o prêmio Nobel da medicina (1922), Dr. Alexis Carrel, ateu convertido.
A arte da oração consiste em que o orante se comunica com Deus, com os outros e consigo mesmo e assim faz grandes descobertas, encontra soluções, recebe iluminações e muita força interior. (...)
De facto, só os humildes e autênticos rezam. É preciso rezar com fé. Acreditar no poder da oração. Rezar é estar com Deus e com os outros. Normalmente a oração verdadeira e profunda leva à compaixão, ao perdão, à solidariedade. O amor é fruto da oração. Rezar é um acto de amor e o amor é consequência da oração. (...)
A oração, é amor de amizade com Deus que nos leva ao amor-serviço para com os outros.
A oração é uma “alavanca que move o mundo” (Sta. Terezinha). (...)
A oração é uma ponte. A pessoa orante é fabricadora de pontes, é pontífice. Abatem-se os muros, constroem-se pontes, com a sabedoria da oração. Esta ponte, a oração, vai da terra ao céu e do coração do orante aos irmãos. A escalada da oração é exigente, requer perseverança. É um combate. A oração é muralha, é escudo, é protecção, é abrigo, é segurança. (...)
A oração enche o orante de audácia e coragem, de força e tenacidade, de luz e compaixão. Jesus não somente reza, mas, ensina a rezar, principalmente a perseverança na oração. Os primeiros cristãos eram “assíduos na oração” (At 2, 42). De facto, a oração é inspiração de cada momento, recolhimento do coração, recordação das maravilhas de Deus, é força para a luta quotidiana. Eis a arte da oração.
A oração é uma rendição diante de nossa insuficiência e da paternidade de Deus. A oração é a fala entre filhos(as) e Pai. Portanto, oração é questão de amizade, é encontro de duas consciências, duas intimidades, duas existências. Na oração acontece uma troca de olhares, de confidências, de interioridades. Rezar é um acto de amor, um acto afectivo que inflama o orante de amor a Deus e ao próximo."

quinta-feira, 23 de julho de 2009

E a criança...


Era uma vez uma criança que queria muita coisa... que tinha muitos sonhos... que gostava de muitas coisas e que queria ter muitas profissões...
Essa criança foi crescendo...crescendo... e foi vendo que parecia que nunca estava satisfeita... que parecia que não ia conseguir ver, viver e ser tudo o que tinha imaginado.
Essa criança ... questionava-se quando seria feliz... às vezes parecia que estava sorrindo...outras vezes já chorava...outras vezes desesperava... e nunca percebia quando chegaria o tempo em que verdadeiramente iria sorrir. Essa criança preocupava-se demais... com tudo e às vezes com tão pouco..
Continuou assim muitos anos...
Muitos anos...
Até que a pouco e pouco.. passando por muitas coisas na vida... crescendo... aprendendo... rindo...chorando... foi percebendo quando se sentia mais feliz... foi percebendo que a família...os amigos... as profissões são importantes mas que não são tudo... Foi percebendo que só quando estava perto de Deus... do Seu amor... se sentia VERDADEIRAMENTE feliz...! Podia ter tudo o resto mas algo faltava... e a criança compreendeu que foi sempre"levada ao colo" por Deus.. e que Este parecia que cada vez a agarrava mais... para lhe mostrar que nem tudo é dificil e que vale apena AMAR... sem querer nada em troca apenas a felicidade dos outros!!
E a criança às vezes não se recorda desta descoberta... mas logo logo volta a sentir aquele aperto e lembra-se que só no AMOR de DEUS é feliz...
E a criança... É FELIZ.


quarta-feira, 15 de julho de 2009

O valor de uma árvore...o valor de cada um...


"Conta-se que uma árvore que crescera à beira de um rio sentia-se muito infeliz. Olhava para si mesma e chorava a sua triste sorte, sem sentido, sempre parada, sem fazer nada junto ao rio.
Até que um belo dia, um passarinho cantou-lhe aos ouvidos. Então abriu os olhos e viu muitas outras aves, alegres, a esvoaçar de ramo em ramo; viu que muitos viajantes, cansados, sentavam-se à sua sombra e que no seu tronco se apoiavam diversos arbustos mais frágeis.
E conta-se então que, desde o dia em que descobriu que era útil e fazia os outros felizes, aquela árvore passou a ser feliz também..."

domingo, 12 de julho de 2009

Sinto...




Sinto o vento...

A passar na minha face...
Os meus pensamentos voam com uma rapidez imensa...
Sinto o coração confortado...
E sei que sou um afortunado!!
Sinto alegria ...
Mesmo no meio da tristeza...
Sinto-me rodeado de pessoas...
Mesmo estando sozinho...
Sinto a Tua presença...
Mesmo que me digam "Então estavas sozinho?!
Sinto esperança
No meio do desalento...
Sinto amor...
no meio do desprezo e do ódio...
Sinto amor...
Sinto amizade...
Sinto esperança...
Sinto calma...
Sinto confiança...
...
Em Ti... Senhor, Nosso Deus.
Em Ti... meu amigo e confidente.
Em Ti...meu Pai e meu Pastor.
Em Ti.. somente em Ti.

Sinto que Te tenho de agradecer todos os dias...
Obrigado Senhor.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O verdadeiro amigo é um tesouro



"Um amigo fiel é uma poderosa protecção,
quem o encontrou, descobriu um tesouro.
Nada se pode comparar com um amigo fiel,
e nada se iguala ao seu valor.
Um amigo fiel é um remédio de vida;
aquele que teme o Senhor achará tal amigo.
O que teme o Senhor terá uma excelente amizade,
poruqe o seu amigo será semelhante a ele."

Ben Sira 6, 14-17