domingo, 29 de novembro de 2009

Oração de Advento


Junte-se a nós!
Preparemo-nos interiormente para a chegada daquele que se fez criança para habitar entre nós.

2 de Dezembro - 21h00m
Igreja da Sé


Oração de Advento para toda a comunidade.



Caridade

São Francisco de Assis

Do latim "caritas", terceira virtude teologal, é a mais importante trazida pelo cristianismo no plano a que hoje chamamos social.

A caridade é a expressão do serviço aos outros, de gratuitidade, de partilha, de generosidade desinteressada.

A caridade é, no plano da realização humana, o verdadeiro património comportamental do cristianismo.

A caridade é muito mais que solidariedade, compaixão, enternecimento, filantropia, altruísmo ou mesmo fraternidade. É amor, respeito pelos outros, é entrega como valor de vida em sociedade.

Não é um disfarce para a hipocrisia por vezes reinante nos dias de hoje. É uma virtude e um princípio. É uma categoria moral.

A caridade cristã é muito diferente da mera partilha do que se tem a mais. Não é uma dispensa do supérfluo, nem um acto de estigmatização daquele que não a tem.

Caridade é amar sem contrapartida. É plenitude de desinteresse pessoal.

A caridade é ao mesmo tempo a inteligência do coração e o coração da inteligência.

É o ponto de encontro das nossas mãos, das nossas mentes e dos nossos corações na busca incessante do amor ao próximo.

A caridade é um importante caminho para a esperança.

A caridade é um acto simples de entrega dirigido a alguém que desespera por uma mão amiga.

A caridade é ver Jesus Cristo na pele daquele que busca o nosso apoio e conforto.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Encerramento Convivio Fraterno

Na sequência da notícia anterior, informamos que o Convívio Fraterno agendado para este fim de semana ficou adiado para o mês de Fevereiro, não havendo por isso a Festa de Encerramento!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novo Convívio Fraterno


Nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 decorrerá o Convívio Fraterno, em Ferragudo. Rezemos pelos novos convivas que vão partir para novas descobertas e aproveitemos para espalhar a nossa herança de paz e amor estando presentes na Festa de Encerramento no dia 30 de Novembro (véspera de feriado) em Ferragudo, às 21h, na Casa de Retiros.

1.º Samuel 3,1-10

O jovem Samuel servia o SENHOR sob a direcção de Eli. O SENHOR, naquele tempo, falava raras vezes e as visões não eram frequentes.

2Ora certo dia aconteceu que Eli estava deitado, pois os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver.

3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel repousava no templo do SENHOR, onde se encontrava a Arca de Deus.

4O SENHOR chamou Samuel. Ele respondeu: «Eis-me aqui.»

5Samuel correu para junto de Eli e disse-lhe: «Aqui estou, pois me chamaste.» Disse-lhe Eli: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.»

6O SENHOR chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.»
7Samuel ainda não conhecia o SENHOR, pois até então nunca se lhe tinha manifestado a palavra do SENHOR.

8Pela terceira vez, o SENHOR chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Compreendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o menino e disse a Samuel:

9«Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!» Voltou Samuel e deitou-se.

10Veio o SENHOR, pôs-se junto dele e chamou-o, como das outras vezes: «Samuel! Samuel!» E Samuel respondeu: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!»

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ilumina-me...



Senhor ilumina o meu caminho,
fortalece os meus passos,
purifica o meu coração,
ajuda-me a ver-Te e não a ver-me,
ajuda-me a ver os outros e ajudá-los,
e não a querer ajuda.
Prontifica as minhas mãos a ajudar...a acolher...
não me deixes apontar o dedo aos outros...
Ajuda-me a enxugar as lágrimas
e a caminhar com confiança e alegria.
Sei Senhor que me seguras....
mas às vezes sinto-me balançar...
talvez porque deposito esperança de ser feliz no que é errado.
Que eu veja sempre a alegria e a felicidade em Ti e através de Ti.
Ajuda-me Senhor a confiar...
e a seguir em frente.

Obrigado Senhor

Oração Vocacional

Senhor da messe e pastor do rebanho,
faz ressoar nos nossos ouvidos Teu forte
e suave convite: "Vem e Segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele
nos dê sabedoria para ver o caminho e
generosidade para seguir Tua voz.

Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários.
Desperta a nossa comunidade para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino
na diversidade dos ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade dos nossos bispos, padres,
diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas.
Dá perseverança a todos os seminaristas, consagrados e consagradas.
Desperta o coração dos nossos jovens
para o ministério pastoral na Tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de Teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM.

Amén.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Encontro Paroquial de Jovens já foi....!!








O Encontro Paroquial de Jovens contou com a participação de cerca de 26 jovens!!!! Esperamos que tenham gostado... brevemente vamos ter mais surpresas!! Se quiserem podem deixar sugestões do que gostariam de fazer e viver durante estes encontros!!

Estarmos juntos, brincarmos, falarmos, cantarmos, rezarmos unidos a Cristo e como Comunidade foi um momento muito especial que esperamos repetir... com mais jovens!!
Obrigada ...!!

domingo, 8 de novembro de 2009

Encontro Paroquial de Jovens

Leitura do Evangelho de São Mateus ( Mt 18, 19-20)


“… E ainda vos digo mais: Se dois de vocês aqui na terra se puserem de acordo para pedirem qualquer coisa em oração, o meu Pai que está no céu a dará. Pois onde duas ou três pessoas se tenham juntado em meu nome, aí estou eu no meio delas”.



Muitas vezes na nossa vida, quando muitas coisas acontecem e que nós gostaríamos que nunca tivessem acontecido, paramos para pensar e por vezes questionamo-nos onde estaria Jesus naquela altura, pondo muitas das vezes em causa o amor que ele sente por nós. Pois esta passagem fala-nos precisamente deste Amor incondicional, este amor que faz com que ele nunca se separe de nós, apenas precisamos de estar atentos aos seus sinais, porque Jesus, está sempre presente quando a sua Palavra é proclamada e vivida, quando o pão e o vinho são oferecidos em sua memória na Eucaristia… Jesus está presente na criança, no faminto, no prisioneiro, no abandonado; ele está entre aqueles que continuarão a sua missão e o seu ministério de ir pelo mundo anunciar a sua Palavra.


O SIM...!!

Leitura do Envagelho de São Lucas (Lc 1, 26-38)

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo. Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação.” Disse-lhe o anjo: “ Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.”

Maria disse ao anjo:”Como será isso, se eu não conheço o homem?” O anjo respondeu-lhe:”O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.” Maria disse, então: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segunda a tua palavra.” E o anjo retirou-se de junto dela.

Quantos de nós queremos, por vezes, fugir de Ti, fingir que não ouvimos o que nos dizes. Esconder a nossa fé com a esperança que nos deixes, se ficarmos no nosso canto… Quantos de nós não temos a coragem de escutar o que planeaste para nós.


“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra.” Por vezes Senhor, não consigo dizer-Te que quero seguir-Te, muitas vezes tenho medo e duvido.

Quero Senhor ter humildade para compreender a missão que tens para mim, ajuda-me a ser como Maria, nossa Mãe, que disse SIM sem duvidar.

Que cada um de nós consiga vencer qualquer indecisão ou temor para alcançar a responsabilidade madura que nos leva a ouvir e aceitar o chamamento, responder com um SIM decidido e generoso.