sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CF 1125



No Dia 12 de Fevereiro de 2010 eu não queria entrar naquela casa, não queria estar rodeada de pessoas que não conhecia, não desejava encontrar-me com Deus! Era muito mais agradável ficar em casa e aproveitar as mini férias, descansar e divertir-me no Carnaval…mas depois tudo mudou!

Quando lá cheguei continuei a ter a mesma opinião, estava com medo do que poderia acontecer, com medo de não estar preparada. Mas Deus, ainda assim não desistiu de mim. Á medida que o tempo foi avançando eu comecei a integrar-me, a conhecer as pessoas e rapidamente cresceram laços muito fortes entre nós, algo que julguei ser impossível em apenas três dias. Deste modo, as coisas mudaram, as pessoas eram divertidas, sinceras e humildes, mas acima de tudo estávamos todos naquela grande casa por um motivo…tínhamos sido os escolhidos de Deus, pois apesar das nossas fraquezas e de a nossa fé por vezes vacilar, o nosso amigo especial nunca deixou de acreditar em nós!

De repente aqueles 45 desconhecidos riram, sorriram, choraram, abraçaram e partilharam as suas vidas, tornaram-se verdadeiros irmãos, filhos de um só Pai!

Faz hoje duas semanas que tudo isto aconteceu e eu sinto que mudei, sinto que sou uma pessoa diferente, que me encontrei comigo própria e com o Senhor. Estou Feliz, e tudo graças às pessoas maravilhosas com quem vivi os 3 dias mais especiais e importantes da minha vida. Sim, tenho vontade de mudar o mundo, mas tal como uma pessoa nos disse, o mundo não mudou, quem mudou fomos nós e por mais difícil que seja a minha caminhada eu não vou desistir e sei que Deus vai estar sempre a abrir-me o caminho e a iluminá-lo. Não digo que daqui em diante irá ser tudo um mar de rosas, não vai de todo, mas sei que Ele vai levantar-me e pegar-me ao colo, sempre que eu cair. A glória não está em nunca falhar, mas em erguer-se cada vez que se cai!

Ana Filipa Santos
Convivio 1125

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

1125 – Uma Família


O convívio fraterno 1125, à falta de melhores palavras, pode-se dizer que foi a melhor e mais gratificante experiência, tanto pessoal, como cristã, que alguma vez vivi.

Descrever, por palavras, o que senti durante e após o convívio é uma tarefa algo árdua. Foram momentos de grande alegria, de grande emoção, de grande reflexão. Acima de tudo posso dizer que me reencontrei com Deus, e com a Sua ajuda e a ajuda das 46 pessoas que estavam no 1125, aprendi a amar e aprendi a ser amado, porque, por vezes, mais difícil que amar, é reconhecer que somos amados e assim entregarmo-nos aos outros e a Deus.

Queria tanto contar-vos tudo o que passei, mas não posso, não vá algum futuro conviva vir ler esta pequena partilha. Isto porque fui para São Lourenço às escuras, e agora reconheço que esse sentimento de partir para o desconhecido foi uma peça bastante importante para a força com que o 1125 “bateu” em todos nós. A única coisa que vos posso dizer é que lá se formou uma família e que hoje, neste 4º dia que não tem fim, sou feliz e encaro, tanto as boas, como as más situações com um sorriso.
Para acabar e agora dirigindo-me aos 46 presentes no 1125 e a todos os que lá fora rezaram por mim e me encorajaram a participar no convívio fraterno, só tenho uma coisa para vos dizer, e digo-a com muito afinco: EU AMO VOCÊS!

Rodrigo Alexandre

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Encontro de sexta-feira...


O último encontro do LOGOS foi de formação acerca das dinâmicas e quais as melhores formas de tornar os encontros ou até mesmo as apresentações de trabalhos mais dinâmicos, envolvendo todos os elementos do grupo!

Foi uma noite em que também muito se praticou, desde dinâmicas de quebra-gelo, de apresentação, de reflexão, de integração e até de relaxamento...

No final recebemos uma visita surpresa muito boa e animada do grupo de jovens de S.Pedro, com eles rimos, cantámos e conversámos...ficou a ideia de nos reunirmos mais vezes!

Aqui fica uma das dinâmicas que utilizámos que se chama "O Círculo" e que tem como objectivo levar o grupo à reflexão.


Dinâmica de Reflexão: “O Circulo”
(objectivo saber o que é prioridade/ importante/ ocupa o 1 lugar na nossa vida)
Processamento da dinâmica

Material: Caneta e papel - Texto para reflexão

Descrição:
Ø Distribuir caneta e papel para os participantes.
Ø Pedir para cada um desenhar um círculo na sua folha.
Ø Pedir para cada um escrever “o que” ou “quem” colocaria dentro do círculo desenhando na folha, e “o que” ou “quem” colocaria fora do círculo.
Ø Dar um tempo para cada participante conclua o trabalho.
Ø Partilhar no próprio grupo o que e quem colocou fora e dentro do círculo respectivamente, como se sentiu em relação à escolha? E outras observações sobre a dinâmica ou o trabalho.
Ø Ler para todos o texto: “Qual o tamanho do circulo”:


"Quanto da nossa vida é gasto em manter os outros fora dela. Quartos e casas particulares, clubes e escritórios, estradas e praias. Em todos, o objectivo é o mesmo: “isto não é propriedade sua. É minha. É proibido a entrada”.
Naturalmente, num certo sentido, todos têm a necessidade de um círculo que mantenha o mundo à distância.
Todos nós precisamos de lugares e refúgio. Todos nós somos porcos-espinhos e os nossos espinhos são menos incómodos se temos um pouco de espaço em volta de nós.
Mas há um outro sentido que um tamanho de um ser humano pode ser medido pelos círculos que ele traça para envolver o mundo. Algumas pessoas são demasiado pequenas para traçar um círculo maior do que elas próprias. A maioria vai um pouco mais longe e inclui suas famílias.
Outras ainda traçam a linha nas bordas de seu grupo social ou partido político, sua própria raça ou cor, sua própria religião ou nação. São muitas as pessoas que possuem a grandeza e interesse e de compaixão para lançar um círculo suficiente grande para envolver a todos.
Quanto maior o círculo, maior a pessoa. E quanto menor o círculo, mais mesquinha é a pessoa. A pessoa forte não tem medo de pessoas diferentes dela, e a pessoa sábia acolhe-a com prazer. Se nada mais sabe, ela sabe que os seres humanos não têm onde viver a não ser na terra, e que se não quisermos morrer juntos, teremos de aprender a viver juntos. Mas a pessoa sábia, provavelmente, também sabe que quando traça um círculo excluindo seu irmão, faz menos mal a seu irmão do que a si mesma. Ela coloca-se em reclusão solitária e fecha a porta por dentro.
Nega a si mesma. Empobrece o seu espírito, endurece o seu coração, atrofia os seus sentimentos.
Quando uma pessoa sábia menciona seu irmão, não traça um círculo menor do que já foi traçado na terra. No princípio, Deus deu ao mundo a sua forma. Ele o fez redondo."

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Acredito...



"Acredito que hei-de ver a bondade de Deus na terra dos vivos. Confia no Senhor, anima-te e tem coragem. Confia no Senhor."


Sl 27, 13-14

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Oração na Quaresma


O grupo de jovens LOGOS, convida toda a comunidade a estar em oração nesta Quaresma…

23 de Fevereiro
2 de Março
10 de Março
16 de Março – Via Sacra
23 de Março

Sempre às 21h00m, na Igreja da Sé…