sábado, 20 de março de 2010

Testemunho sobre a vocação

Esta é uma pequena amostra da felicidade que a Irmã Cristina nos transmitiu a todos, dando o testemunho acerca da sua própria vocação, do chamamento de Deus!


Obrigado pela disponibilidade e por ser um sinal bem vivo deste nosso Pai de Amor!

domingo, 14 de março de 2010

A vida do Beato Francisco Palau



Nasce em Aytona (lérida,Espanha) a 29-12-1811. Carmelita Descalço desde 1832. A 25 de Julho de 1835 é incendiado o Convento de S. José de Barcelona sendo expulsos os religiosos. Sacerdote em, 1836, inicia a sua actividade apostólica. As vicissitudes da pátria levam-no ao exílio em França em 1840. Regressa a Espanha em 1851 e recomeça o seu ministério apostólico. Em Barcelona funda a "Escola da Virtude". Suprimida esta arbitrariamente, o seu director, o Pe. Palau, é desterrado para Ibiza(1854-1860). Morre em Tarragona a 20 de Março de 1872. A sua obra fundacional prolonga-se em duas Congregações: as Carmelitas Missionárias Teresianas e as Carmelitas Missionárias. Beatificado pelo Papa João Paulo II em 24 de Abril de 1988.


Frases do Beato Francisco Palau:

"Amo-te Igreja! O minímo que te posso oferecer é a minha vida".

"Irei aonde a glória de Deus me chame".

"Que bem cuidado está aquele que se fia de Deus".

"Amar a Deus e ao próximo é a finalidade da minha Missão".

"Confiemos em Deus e na Sua Mãe, e não seremos enganados nem confundidos nas nossas esperanças".

"Na oração tudo encontrarás".

"A obra grande de Deus no Homem lavra-se no interior".

segunda-feira, 8 de março de 2010

Quaresma



A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias.
A quaresma Inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina no sábado anterior ao Domingo de Ramos para o início da Semana Santa. Para algumas pessoas esses quarenta dias representam 40 dias de jejum e oração.
Nós cristãos celebramos todo ano a festa da Páscoa: a morte e a ressurreição de Jesus e tamém a nossa. É a maior de todas as festas. A mais importante...
A Quaresma é um período de renovação espiritual, de vida cristã mais intensa e de destruição do pecado, para uma ressurreição espiritual, que marque na Páscoa o reinício de uma vida nova em Cristo ressuscitado.
Nosso modelo é Cristo, cuja morte e ressurreição celebramos de forma mais intensa neste tempo.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolher Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.


Existe um jeito, um lugar, um momento muito especial no qual aprenderemos a “viver a semana santa”.
É o que nos aponta o saudoso Papa Paulo VI: “Se há uma liturgia que deveria encontrar-nos todos juntos, atentos, solícitos e unidos para uma participação plena, digna, piedosa e amorosa, esta é a liturgia da grande semana. Por um motivo claro e profundo: o Mistério Pascal, que encontra na Semana Santa a sua mais alta e comovida celebração, não é simplesmente um momento do Ano Litúrgico: ele é a fonte de todas as outras celebrações do próprio Ano Litúrgico, porque todas se referem ao mistério da nossa redenção”.
“Viver a semana santa” significa fazermos memória destas acções maravilhosas de Deus. Por, saber que estamos “re-vivendo” todos estes factos. “De geração em geração, cada um de nós é obrigado a ver-se a si próprio, com os olhos penetrantes da fé, como tendo ele mesmo estado lá no Calvário, na primeira sexta-feira santa, e diante do sepulcro vazio, na manhã da ressurreição.
Todos nós, reunidos para celebrar a eucaristia, prontos a morrer na morte de Cristo e a ressuscitar em sua ressurreição. Será exactamente nossa comunhão com o corpo sacramental do verdadeiro Cordeiro que nos tornará realmente presentes àquele eterno presente.”