terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Santa Teresinha do Menino de Jesus


Aos dois anos de idade, Teresa já tem na sua ideia seguir a vida religiosa para grande alegria da sua mãe.
Em Agosto de 1876, sua mãe toma conhecimento de que padece de cancro. Quando esta falece, seu pai muda-se com as quatro filhas para Lisieux.
A morte prematura da sua mãe, quando tinha apenas quatro anos fez com que ela se ligasse à sua irmã Pauline, que elegeu para sua "segunda mãe". A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Thérèse, adoecer. Curada pela ‘Virgem do Sorriso’, imagem da Imaculada Conceição por quem seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo.
Quase ao completar quatorze anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar os seus presentes, percebe que o seu pai se aborrece por ela apresentar um comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem.
Seis meses depois, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir a excepção, a chorar, ao Papa Leão XIII, contra a vontade do então Bispo de Lisieux. Em Abril do ano seguinte é finalmente aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de Abril de 1888 e tomou o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus.
Inclinada por temperamento calmo e triste, Thérèse com lindos cabelos castanhos, olhos claros e traços delicados, quando escrevia no seu diário “Oh! Sim, tudo me sorrirá aqui na terra”, atravessava uma época em que experimentava injustiças e incompreensões. Já atingida pela tuberculose, debilitada nas forças, não rejeitava trabalho algum e continuava a “jogar para Jesus flores de pequenos sacrifícios”.
Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade e inspirada nas palavras de um padre, Teresa adopta a "Pequena Via", um caminho pequeno e recto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.
Morreu em 30 de Setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!".

Visita ao Carmelo


No dia 14 de Janeiro, numa noite "fresquinha", fomos até ao Carmelo no Patacão e saímos de lá com o coração bem quentinho.

O encontro com as Irmãs Carmelitas foi recheado de partilha e essencialmente de testemunho da alegria que é viver em serviço e entrega total...como a Irmã Lúcia Maria partilhou "Não estamos aqui para fugir do mundo, mas sim pelo mundo!"

Obrigado às irmãs por nos abrirem a porta das suas vidas!
Site do Carmelo de Faro: http://carmelofaro.carmelitas.pt/