domingo, 16 de março de 2008



14 de Março de 2008

Igreja da Sé

LOGOS

Grupo de Jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção

(Sé – Faro)

Cântico de ambientação

Introdução (sentados)

Leitor 1 – Senhor, nesta noite caminhámos para junto de Ti…para junto do Teu amor. Queremos ver na Cruz o Amor que por nós tens.

Leitor 2 Desde os primeiros tempos, Tu davas sinal da Tua presença, como um sopro que “se movia sobre a superfície das águas”. (Gn 1,2) Mas por vezes Senhor, nem sempre vemos a Tua presença.

Leitor 1 Estamos aqui hoje, na Tua casa para que este desça sobre nós e nos ilumine nas nossas vidas, para que possamos transmitir a todos o testemunho do Amor!

Oração Inicial (Sacerdote) (de pé)

Acto Penitencial (de pé)

Leitor 3 Senhor, por todas as vezes que não reconhecemos o que está errado em nossos corações e, por todas as vezes, que não Te ouvimos…

Cântico

Senhor misericórdia,

Senhor misericórdia,

De nós Senhor tem piedade,

Acolhe-nos de novo junto a Ti.

Leitor 4 – Cristo, pelas vezes que Te negamos e não temos a coragem de dar testemunho de Ti…

Cristo Misericórdia…

Leitor 3 – Senhor, porque nem sempre somos humildes e, nem sempre, estendemos a mão aos que precisam…

Senhor Misericórdia…

Primeira Leitura Act 1, 6-11 (leitor 5) (sentados)

Silêncio

Cântico O Senhor dar-vos-á

Evangelho Lc 4, 14-21 (leitor 6) (de pé)

Homília

Silêncio

Cântico Põe te de pé

Silêncio

Símbolos do Espírito Santo (fundo musical, dedilhado da viola) (sentados)

Leitor 7 – “No último dia, que era o mais importante da festa, Jesus, de pé, dizia em voz alta: “ Se alguém tem sede venha ter comigo que eu lhe darei de beber. Do coração daquele que acredita em mim, hão-de nascer rios de água viva, como diz a Sagrada Escritura.”

Leitor 8 A Água, símbolo do Espírito Santo inunda os nossos corações de forma a que percebamos que a nossa vida não pode existir sem Ti, Cristo.

Leitor 7 – “Quando alguém estiver doente, mande chamar os responsáveis da igreja, para orarem por ele, derramando óleo sobre ele, em nome do Senhor.” (Tg 4, 14)

Leitor 8 – O óleo, símbolo do Espírito Santo regenera e ilumina em nós a Palavra de Deus.

Leitor 7 – “e nos marcou com um sinal especial. E é ele quem coloca nos nossos corações o seu Espírito como garantia”. (II Cor 1, 22)

Leitor 8 – O selo, símbolo do Espírito Santo faz-nos confiar de que estamos seguros nas Tuas mãos.

Leitor 7 – “Assim que foi baptizado, Jesus saiu da água. Nesse momento, abriram-se os céus e ele viu o Espírito de Deus a descer sobre ele, como uma pomba.” (Mt 3, 16)

Leitor 8 – A pomba, símbolo do Espírito Santo, demonstra a lealdade que Espírito tem para connosco, sempre ao nosso lado.

Leitor 7 – “ Vós sois a luz do mundo. Uma cidade situada no alto do monte não se pode esconder.” (Mt 5, 13)

Leitor 8 – A luz, símbolo do Espírito Santo, leva-nos à missão. Missão de espalhar a luz, a Palavra, por todos aqueles que estão na escuridão.

Leitor 7 – “O Senhor modelou o homem com barro da terra. Soprou-lhes nas narinas e deu-lhe respiração e vida. E o homem tornou-se um ser vivo.” (Gn 2, 7)

Leitor 8 – O vento, símbolo do Espírito Santo, revela que este é invisível e omnipresente. Ele actua em nós de diversas formas e as nossas acções revelam a sua presença.

Preces (de pé)

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Leitor 9 – Espírito Santo, que rezas silenciosamente no profundo do meu ser, torna-me transparente e pequeno, para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração.

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Leitor 10 – Espírito Santo, que pairas silenciosamente sobre as águas desde o início da criação, purifica-me na força da água do meu baptismo, para que eu seja capaz de viver no silêncio da paz.

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Leitor 11 – Espírito Santo, que falas silenciosamente, dá-me a capacidade de acolher meu irmão, em meu silêncio interior.

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Leitor 12 – Espírito Santo, presente na sabedoria, abre meu coração à contemplação, para que possa eu, comungar os apelos de Deus.

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Leitor 13 – Espírito Santo, tu em quem o amor é presente, vem traduzir em meu coração, o teu amor pela oração. Dá-me a coragem de interromper minhas actividades, para trazê-las a ti na oração.

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Leitor 14 – Espírito Santo, ensina-me a rezar, a dialogar com o Senhor, ou a parar diante dele, silenciosamente.

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Leitor 15 – Espírito Santo, ensina-me a sair de mim e a rezar pelos outros, pela Igreja.

Vem Santo Espírito de Deus, vem iluminar a nossa vida!

Momento de Adoração da Cruz

(Sacerdote convida todos os presentes a aproximarem-se da Cruz)

Cântico

Nada nos separará,

Nada nos separará,

Nada nos separará,

Do amor de Deus.

Pai-Nosso (de pé, mãos dadas)

Entrega da Cruz à Pastoral (O Sacerdote chama os elementos presentes da Pastoral Juvenil à frente do altar e entrega a cada um uma cruz pequenina como símbolo da Cruz das Jornadas e diz:

Sacerdote – Ide e testemunhai a vossa fé a todos.

(Os elementos da Pastoral Juvenil pegam nas cruzes pequeninas e distribuem aos presentes);

(enquanto isso acontece canta-se a Discípulo da Palavra.)

Bênção Final (Sacerdote)

Cântico Discípulo da Palavra

Nenhum comentário: