domingo, 6 de abril de 2008

O ritmo

O peso que por vezes temos nos ombros impede-nos de olhar em volta e ver os outros... os nossos amigos...!! Por vezes não percebemos porque é que as coisas não funcionam, porque é que as pessoas não se entusiasmam como nós... e sentimo-nos frustados...cansados e com vontade de desistir! Pensamos porque vale a pena? Se parece que não querem andar para a frente? Engraçado pensarmos assim... em nós, no que queremos, na nossa ideia, na maneira que achamos ser a mais correcta e criticarmos os outros por não terem a mesma opinião. Muitas vezes agimos assim...sem parar para pensar que nem sempre temos de estar correctos. Este sábado na Eucaristia ouvi umas palavras que me fizeram pensar sobre isto...não me lembro ao certo mas era mais ou menos assim: "...quando amamos alguém não devemos impor a nossa opinião, devemos partilhá-la, mas dar espaço ao outro para que a aceite ou discorde". Tantas vezes dizemos que amamos as pessoas que estão ao nosso lado e quando estas discordam de nós em alguma coisa ficamos logo amuados! Nem reparamos que não estamos a agir bem, pensamos só em nós e esquecemos que essa pessoa que dizemos que gostamos é livre, como nós de ter a sua própria opinião, a sua própria maneira de agir, o seu ritmo.
Nem todos podemos demonstrar o mesmo entusiasmo, a mesma alegria, a mesma maturidade, o mesmo sorriso... Cada um de nós tem o seu ritmo e é importante que nos apercebamos disso e respeitemos o ritmo de cada um. O importante é estarmos ao lado uns dos outros para ajudarmos os outros a manter o seu ritmo, a continuar o seu crescimento...seja ele qual fôr!!

ass. vânia luz

Um comentário:

Anônimo disse...

De facto, muitas vezes não paramos para ver que a pessoa ao nosso lado tem um ritmo diferente do nosso, uma personalidade própria com todas as suas qualidades e fraquezas...tal como nós...assim como o padre Mário disse na Eucaristia, "Jesus não impõe nada...Jesus espera por cada um de nós..." e é este exemplo que devemos seguir...respeitando o tempo do nosso amigo e acompanhando-o na sua caminhada...não com passos apressados à sua frente...mas lado a lado...e se for preciso recuamos um passo para que o nosso companheiro de viagem saiba que pode seguir e contar com o nosso apoio e "vigilância"!!
BJOKA
ANDREIA HORTA