quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Novos desafios se avizinham…

Já algumas vezes me perguntaram… Rui, onde está o teu post da “Praxe”??!?!

É melhor explicar isto por outras palavras senão ainda pensam que isto aqui no Logos funciona tipo universidade ou qualquer coisa parecida…

Segundo o que me transmitiram, quem entrasse no grupo de jovens teria de editar um novo post no blog…

Juntando o útil ao agradável, e tendo em conta que a entrada no grupo de jovens coincidiu com a passagem pela casa de São Lourenço do Palmeiral (mês de Abril/Maio passado), é natural que tenha algumas coisas para contar…

Abreviando um pouco a entrada nesta caminhada, poderei dizer que há uns bons anos atrás a igreja (ou o que pudesse representar!), embora me tenham tentado “elucidar” sobre o assunto de diversas formas, quase nada me dizia…

Até que um dia recebi um convite para ingressar catequese de adultos na Sé…

Respeitando o convite, a possibilidade de entender alguns conceitos que os “elucidadores” teriam tentado em tempos transmitir-me e alguma curiosidade à mistura lá fui eu…

Caminhada adiante…

...

...

A primeira etapa terminou na passada Vigilia Pascal… Mas outra nova começou… Fazer sentir o perfume que resume a presença de Deus no meio dos Homens…

Não tardou e eis que se proporcionou a minha ida ao Convívio Fraterno n.º 1104… Decorreu nos dias 30 de Abril, 1 2 e 3 de Maio passado… vivi os melhores dias da minha vida…! Não poderei ser muito preciso com algumas coisas que gostava de partilhar… : )

Contudo poderei dizer que foram dias maravilhosos de convívio com um grupo de jovens que fomos chamados a estar juntos e acabamos por sentir uma enorme alegria… Uma força interior inexplicável… Um gosto desmedido por estarmos ali presentes e deixarmos ser acolhidos pelo Nosso Pai… Deixarmos que o amor que Ele tem para nos dar, nos abraçasse e envolvesse num ambiente que nos proporcionou um verdadeiro encontro fraterno… Acho que mais não posso dizer : )

Era quase isto que eu poderia ter partilhado com todos os presentes nas Pereiras no encerramento… Mas estava muito emocionado e não iria sair nada de jeito… As lágrimas estavam constantemente a “bater à porta” prontas para sair e alguns dos testemunhos dos convivas do 1104 acabaram por fazer com que parte delas fossem mesmo embora…

Foi emocionante ver tanta gente a viver o encerramento… Se até chegarmos a Pereiras interiormente existia uma força dentro de nós, após entrar na sala a cantar o Hino e ver todos aqueles que estavam (e estiveram!) connosco durante o 1104, essa força ainda cresceu mais… Foi um momento muito bonito e gratificante para nós perceber que o encerramento do 1104 não foi algo que “vivemos isolados” mas sim vivido com diversas pessoas que têm importância nas nossas vidas bem como os nossos irmãos fraternos de antigos convívios que acabam por “reviver” aquilo que nós estaríamos a sentir…

No final do encerramento estariam por lá alguns jovens da paróquia de NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO (mais conhecida por Sé) que reforçaram um convite lançado durante o convívio fraterno… Ingressar no grupo de jovens Logos...

Na sexta-feira seguinte ao CF 1104, foi o meu primeiro encontro com o grupo… E gostei! Daí em diante… Não parei mais : )

Após a conclusão das sessões de catequese de adultos, senti que precisava de continuar a “mexer” e não parar … Que a caminhada não poderia ficar por ali mas ser mais um passo importante na vida… Eis que a resposta para aquilo que senti quando cheguei ao grupo de jovens : )


Recentemente um novo desafio bateu à porta…

Agrupamento de Escuteiros da Sé… Possibilidade de acompanhar crianças/adolescentes na sua jornada… É certo que a minha experiência como escuteiro é nula… E isso posso confessar que me deixa um pouco inquieto… No entanto estarei pronto a fazer o melhor para que o agrupamento possa funcionar bem…

Daqui a uns tempos acredito que já tenha alguns post para escrever de uma forma mais intensa sobre o que temos por lá : )

Enfim, muito mais teria por dizer… Mas fico por aqui…

Obrigado Meu Deus! Que o Teu amor possa ser sempre perceptível nos nossos gestos e que ilumines o caminho de todos estes jovens que querem continuar a seguir-TE!


Rui M. Maroto

7 comentários:

Anônimo disse...

:D eheh
É mesmo assim Ruizinho...continuar o caminho que Deus tem para nós com muita alegria e amor...!! :D

VL

Anônimo disse...

Hihi!!
Post da praxe!!lol!!era a brincar Rui!:)
Confesso que ao ler o teu post me deu aqui um tremelique nos olhos...;) Emociona-me ver as maravilhas que Deus consegue fazer em cada um de nós, especialmente em ti!
Conta connosco pra te apoiar neste novo desafio que te bate à porta, que tenhas sempre a certeza que o Pai te acompanha!!
Bjoka***Andreia Horta

Unknown disse...

AH Maroto!
Não te esqueças que da mesma maneira que os outros são uma dádiva para ti de Deus também tu o és para os outros.
Naughty...naughty... :oD

Anônimo disse...

Descobrir a Fé enqto adulto é um sinal de determinação e de coragem!Desejo q tenhas sempre a capacidade de acolher no teu coração o Amor de Deus,pois esse é o pilar do Amor dos homens!!Dou Graças a Deus por seres quem és e por ter partilhado esses Grandes momentos da tua vida! Estou e estarei sempre para te aplaudir ou apenas para te dizer "Encosta-te a mim e deixa-te estar".Um Beijo...

Anônimo disse...

Caro Rui,

Que o Senhor te ajude a poderes ser em cada momento «fiel Àquele que te é sempre fiel»!

Um abraço o teu ainda pároco ;-) mas sempre amigo
P. Mário

Anônimo disse...

Gostei mto do teu post Rui e deixa-me que te diga, que é ao ver novos jovens como tu, descobrir este amor incondicional que o Pai tem por nós, que nos dá mais força ainda de continuar e acolher o próximo. Que essa força que sentes neste momento nunca enfraqueça e que esse sorriso que trazes sempre no rosto, nunca desanime, que seja smp fonte de coragem para outros jovens descobrirem Deus, tal como tu também descobriste. Continua o teu caminho, pois estás a caminhar a passos largos e ainda tens imenso para nos dar. Acredita no Senhor e acredita em Ti ;)

Bjinhos,
Carina

Arco íris disse...

Para tudo na Vida há um tempo...
E em determinados momentos, por mais que alguém tente mostrar outros caminhos, o íntimo encontra-se fechado ou virado para outros lados... Mas de tanto ouvir, algo fica... Tal como uma semente lançada em terra; um dia, quem sabe, poderá germinar...
Fico contente por saber que a semente germinou e tem grande força, coragem e vontade em crescer...!!! :)
E assim, talvez sejas capaz de sentir o doce sabor de ser Feliz, de se ser Cristão!!... ;)
Brígida Tomé