quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A ORAÇÃO COMO DOM DE DEUS

(CIC 2559-2561)

«A oração é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens convenientes». De onde é que falamos, ao orar? Das alturas do nosso orgulho e da nossa vontade própria, ou das «profundezas» (Sl 130, 1) dum coração humilde e contrito? Aquele que se humilha é que é elevado. A humildade é o fundamento da oração. «Não sabemos o que havemos de pedir para rezarmos como deve ser» (Rm 8, 26). A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus.

«Se conhecesses o dom de Deus!» (Jo 4, 10). A maravilha da oração revela-se precisamente, à beira dos poços aonde vamos buscar a nossa água: aí é que Cristo vem ao encontro de todo o ser humano; Ele antecipa-Se a procurar-nos e é Ele que nos pede de beber. Jesus tem sede, e o seu pedido brota das profundezas de Deus que nos deseja. A oração, saibamo-lo ou não, é o encontro da sede de Deus com a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede d'Ele.

«Tu é que Lhe terias pedido e Ele te daria água viva» (Jo 4, 10). Paradoxalmente, a nossa oração de súplica é uma resposta. Resposta ao lamento do Deus vivo: «Abandonou-Me a Mim, nascente de águas vivas, e foi escavar cisternas fendidas» (Jr 2, 13); resposta de fé à promessa gratuita da salvação; resposta de amor à sede do Filho Único.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esta é sem dúvida uma das maiores dificuldades dum cristão: viver uma vida de Oração. Não falo de rezar, não falo de debitar fórmulas, falo de Orar, falo de “saborear” um pouco da comunhão que unia Jesus ao Pai e que se estendia a toda a Criação.
(Não gosto de detalhar demasiado a minha vida, mas sinceramente, sinto que a minha relação com Deus não é minha mas de todos, especialmente daqueles que caminham a meu lado e enfrentam as mesmas dificuldades que eu, por isso aqui vai…)
Felizmente, a pouco e pouco vou aprendendo a orar, se é que se aprende…acho que a expressão mais correcta será: “vou-me deixando levar”. De acordo com a minha vivência matemática, tinha (ainda tenho) a tendência de esquematizar a “minha oração”, como se de um monólogo se tratasse, uma espécie de sessão de petição e agradecimento. Acabo por esquematizar a forma verbal, mas inclusive a postura sentimental, como se fosse possível esquematizar a humildade ou a compaixão!
A verdade é que a alma pede algo diferente, pede uma resposta espontânea ao apelo de Deus! Por vezes, este pedido é de tal forma forte, que a alma toma as “rédeas” da oração e acaba por me desviar completamente do “esquema”, acaba finalmente o monólogo e dá-se inicio a um longo e reconfortante diálogo. Infelizmente, nem sempre consigo chegar a esse ponto…
Porém, ontem tive uma experiência particularmente interessante, desta vez não foi o tedioso monólogo, nem o reconfortante diálogo, mas uma espécie de acção de graças espontânea. Fui-me deitar eram 2h e estava tão cansado que nem consegui iniciar a “sessão de petição e agradecimento”, completei um Pai Nosso e apaguei! Mas sonhei a noite inteira…Apesar de as imagens serem confusas, estas foram sempre acompanhadas de cânticos de louvor…acho que foi a primeira vez que sonhei com música (lol)! Perante isto acordei de madrugada recordando-me perfeitamente do cântico que se repetia durante o sonho:
"Renasce em mim,
Mostra como ama alguém,
Que precisa de mim
P’ra mostrar o melhor que Deus tem.

O que eu sinto não posso explicar,
É difícil saber e dizer;
O que eu tenho não posso negar,
Qu’é aquilo que eu quero,
É aqui que eu desejo
E não vou abandonar."

Tratava-se do refrão e uma das estrofes dum cântico do escutismo que eu tinha ouvido algumas vezes. A verdade é que por mais que eu pensasse, esquematizasse, formulasse, não teria conseguido exprimir tão bem o que me ia na alma nessa noite!

Àquele que nos concede o maravilhoso dom da oração, seja dada toda a honra e toda a glória pelos séculos dos séculos! Ámen!

Abraço em Cristo.
CA

andreia disse...

Hoje em dia, confesso que tem sido difícil parar para orar...para "saborear" este DOM de Deus...sinto falta destes momentos em que estou em diálogo com Deus e não num monólogo de lamentações como tem sido hábito.
Anseio por estar mais perto do Pai e de escutá-lO...Ajuda-me Senhor a saber parar e no teu colo sentir o conforto que só o Teu Amor me dá!
***AH

Anônimo disse...

:)

VL