quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Oração Quaresmal "Tu és água viva"

Grupo de jovens da paróquia da Nossa Senhora da Assunção

LOGOS

Oração de Quaresma

Dia 18 de Fevereiro de 2008

Introdução

Senhor, esta noite deixámos as nossas casas, as nossas televisões, os nossos afazeres domésticos, as nossas obrigações profissionais, os nossos livros…deixámos porque queremos estar junto de Ti. Estamos aqui em comunidade porque um dia disseste “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” e só em comunhão com o próximo é que tudo faz sentido.

Caminhamos todos juntos nesta Quaresma, caminhamos para Ti, Senhor, caminhamos por todos os desertos que temos nas nossas vidas, para chegarmos à grandiosa festa da Páscoa.

O Teu amor por nós é tão forte que nos ofereceste o Teu Filho, aquele que ficou para sempre connosco, porque quando Ele está junto a nós a noite não virá…


Cântico

As sombras se desvanecem e a noite cai,

no horizonte se desprendem

os reflexos tão distantes de um dia

que nasceu em nós e não terá fim,

porque sabemos que uma nova vida

daqui partiu e nunca mais acabará.

Fica junto a nós, em breve desce o sol

fica junto a nós, que o dia findará.

Fica junto a nós e o sol se esconderá,

Se estás entre nós a noite não virá

Como o mar se espraia, infinitamente

o vento soprará e abrirá

os caminhos escondidos, tantos corações

hão-de ver uma nova luz clara,

como uma chama que onde passa queima,

o teu amor esta terra invadirá.


Silêncio


Leitura Jo 4,5-15.19-26.39-42

NARRADOR – Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto da fazenda que tinha dado a seu irmão José. Era ali a fonte de Jacob. Jesus, cansado da caminhada sentara-se na fonte, sem mais. Era por volta do meio-dia. Chegou uma mulher da Samaria, para tirar água. Disse-lhe Jesus.

JESUS - Dá-me de beber.

SAMARITANA - Como é que tu, que és judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?

JESUS – Se conhecesses o dom de Deus e Aquele que te diz «dá-me de beber, tu é que lhe terias pedido, e Ele te haveria dado água viva!».

SAMARITANA – Senhor, nem sequer tens um balde, e o poço é fundo. Donde te vem então a água viva? Serás tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como os seus filhos e os seus animais?

JESUS – Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas quem beber da água que eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente a jorrar para a vida eterna.

SAMARITANA – Senhor, dá-me dessa água, para eu não ter mais sede e não vir aqui buscá-la. Vejo que és um profeta. Os nossos antepassados adoraram neste monte, e vós dizeis que se encontra em Jerusalém o local onde se deve adorar.

JESUS – Mulher, podes acreditar-me: Vai chegar a hora em que, nem neste monte, nem em Jerusalém, haveis de adorar o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos porque a salvação vem de Jesus. Mas vai chegar a hora – e é já – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois o Pai pretende que sejam assim todos os que o adoram. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.

SAMARITANA – Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, aquele a quem chamam Cristo. Quando vier, há-de anunciar-nos estas coisas.

JESUS – Sou eu, que estou a falar contigo.

NARRADOR – Daquela cidade, muitos samaritanos acreditaram em Jesus, por causa da mulher que atestava: «Ele disse-me quanto eu fiz». Por isso, os samaritanos, quando vieram ao encontro de Jesus, pediram-lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Muitos mais acreditaram por causa da palavra dele e diziam àquela mulher: «Já não é por causa de quanto disseste que nós acreditamos. Nós próprios ouvimos, e sabemos que ele é, na verdade o Salvador do mundo!»


Silêncio


Reflexão


Cântico

Esta sede de te encontrar em mim,

de correr p’ra Ti, de estar junto de Ti

guias pelos vales o decurso do meu rio

única razão és Tu, único sustento Tu,

a minha vida existe porque existes Tu.

Gira o firmamento sem nunca ter paz,

mas existe um ponto a brilhar p’ra mim,

a estrela polar que fixa os meus passos,

a estrela polar és Tu, a estrela segura Tu,

a minha vida existe porque existes Tu.

Tudo gira à Tua volta em função de Ti

não importa quando onde e o porque.

Brilha a tua luz no centro do meu ser,

dás sentido à vida que em mim nasceu,

tudo o que farei será somente amor,

único sustento Tu, a estrela polar Tu,

a minha vida existe porque existes Tu.


Silêncio


As nossas sedes (6 pessoas + 1 leitor)

6 jovens levantam-se e dirigem-se para o local de cada bilha e ficam à espera da sua vez. E depois dirigem-se para o altar enquanto se faz uma leitura.


Jesus ofereceu água viva à samaritana. E oferece ainda hoje uma água viva para saciar as nossas sedes.

A sede de água, essa saciamo-la com a água fresca das fontes.

Mas existem outras sedes que não se saciam apenas com a água das fontes…


FELICIDADE

Todos temos sede de felicidade.

A água viva que Jesus tem para nos dar são as Bem-aventuranças. Quem as praticar, encontrará o segredo da felicidade para sempre.


PAZ

Todos temos sede de paz.

A água viva que Jesus tem para nos dar é a sua Palavra. Nela está a verdade acerca de nós próprios e acerca do mundo. Uma palavra que á a luz.


VERDADE

Todos temos sede de verdade.

A água viva que Jesus tem para nos dar é a sua palavra. Nela está a verdade acerca de nós próprios e acerca do mundo. Uma palavra que é luz.


AMOR

Todos temos sede de amor.

A água viva que Jesus tem para nos dar é o seu amor. Tão grande que habita em nós com o seu Espírito e acompanha-nos como amigo de todas as horas.


VIDA

Todos temos sede de vida.

A água viva que Jesus nos dá é a certeza de que nos dá uma vida nova, alimentada pelo Pão da Eucaristia. E nos ressuscitará para a vida eterna.


DEUS

Todos temos sede de Deus.

A água viva que Jesus nos dá é a sua pessoa. Sabemos que ele é o rosto humano de Deus, o rosto visível de Deus. Encontrar-se com ele, é encontrar a Deus.


Adoração ao Santíssimo (de joelhos)


Musica “Água viva” (1/2 vezes)


Oração

Conduz-me, Jesus,

aos poços do teu Evangelho

para beber junto de ti

a água que mata a sede de felicidade.

Para beber junto de ti

a água que me dá a serenidade e a paz.

Para beber junto de ti

a água que sacia a sede de verdade.

Para beber junto de ti

a água que me dá a frescura do teu amor.

Para beber junto de ti

a água que me dá vida em abundância.

Para beber junto de ti

a água que sacia a sede de Deus vivo.

Conduz-me, Senhor,

aos poços do teu Evangelho

para distribuir a toda a gente

a água viva do amor e do serviço,

a água viva da Boa Nova.


Silêncio


Oração de Adoração

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos,

Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. (3 vezes)


Silêncio


Musica “Água viva”

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi pessoal... keria so par os parabens ao nosso grupo, porque adoreia a ultima oração foi muito bonita,e o grupo tá de parabéns pelo esforço
bjs fofos xeios de iupi
Liliana

Anônimo disse...

Fiquei triste de nao ter estado presente nesta oração..
Mas ja ouvi dizer que correu muito bem:) E que se via a união entre o grupo e que estavam mais calmos.. A pouco e pouco vamos conseguindo fazer sempre melhor.. Pois Deus está sempre la para nos inspirar.
Beijinhos