sábado, 1 de março de 2008

Oração "Tu crês no Filho do Homem?"

- Escuro

- Música de fundo

- algumas velas acesas ao longo do corredor central em irecção ao altar

Leitura

(Enquanto se lê uma luz vai aumentando atrás do altar)

No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, a terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas. Deus disse: «Faça-se a luz.» E a luz foi feita.

Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. Deus chamou dia à luz, e às trevas, noite. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o primeiro dia.

Quando o Senhor Deus fez a Terra e os céus, e ainda não havia arbusto algum pelos campos, nem sequer uma planta germinara ainda, porque o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para a cultivar, e da terra brotava uma nascente que regava toda a superfície, então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o homem transformou-se num ser vivo.

Gen 1, 1-5;2, 4b-7

(Acender mais algumas velas no corredor)

Cântico - (Projecção da letra)

Silêncio

(Acender mais algumas velas no corredor)

Leitura

É que outrora éreis trevas, mas agora sois luz, no Senhor. Procedei como filhos da luz - pois o fruto da luz está em toda a espécie de bondade, justiça e verdade - procurando discernir o que é agradável ao Senhor. E não tomeis parte nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, denunciai-as. Porque o que por eles é feito às escondidas, até dizê-lo é vergonhoso. Mas tudo isso, se denunciado, é posto às claras pela luz; pois tudo o que é posto às claras é luz. Por isso se diz:«Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo brilhará sobre ti».

Ef 5, 8-14

Silêncio

(Acender mais algumas velas no corredor)

Leitura (Evangelho de S. João)

Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. Cuspiu no chão, fez lama com a saliva, ungiu-lhe os olhos com a lama e disse-lhe: «Vai, lava-te na piscina de Siloé» - que quer dizer Enviado. Ele foi, lavou-se e regressou a ver. Então, os vizinhos e os que costumavam vê-lo antes a mendigar perguntavam: «Não é este o que estava por aí sentado a pedir esmola?» Uns diziam: «É ele mesmo!» Outros afirmavam: «De modo nenhum. É outro parecido com ele.» Ele, porém, respondia: «Sou eu mesmo!» Levaram aos fariseus o que fora cego. O dia em que Jesus tinha feito lama e lhe abrira os olhos era sábado. Os fariseus perguntaram-lhe, de novo, como tinha começado a ver. Ele respondeu-lhes: «Pôs-me lama nos olhos, lavei-me e fiquei a ver.» Diziam então alguns dos fariseus: «Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.» Outros, porém, replicavam: «Como pode um homem pecador realizar semelhantes sinais miraculosos?» Havia, pois, divisão entre eles. Perguntaram, então, novamente ao cego: «E tu que dizes dele, por te ter aberto os olhos?» Ele respondeu: «É um profeta!» Responderam-lhe: «Tu nasceste coberto de pecados e dás-nos lições?» E puseram-no fora. Jesus ouviu dizer que o tinham expulsado e, quando o encontrou, disse-lhe: «Tu crês no Filho do Homem?» Ele respondeu: «E quem é, Senhor, para eu crer nele?» Disse-lhe Jesus: «Já o viste. É aquele que está a falar contigo.» Então, exclamou: «Eu creio, Senhor!» E prostrou-se diante dele.

Jo 9, 1.6-9. 13-17. 34-38

Reflexão

(Acender mais algumas velas no corredor até ao Sírio)

Pôr o cartaz “A LUZ DO MUNDO”

Acender o Sírio

Mostrar imagem Jesus (no altar)

Cântico / Música de Fundo

Súplica: «Jesus, Luz do Mundo, ilumina-me»

No meio de tanta gente desiludida, infeliz e com falta de carinho...

JESUS, LUZ DO MUNDO, ILUMINA-ME

Num mundo em que a fé tem cada vez menos valor, em que o religioso conta cada vez menos...

JESUS, LUZ DO MUNDO, ILUMINA-ME.

Muitos te esqueceram, Senhor. Muitos vivem a sua fé de forma superficial, sem se implicarem demasiado. Nesta socie­dade em que fazem falta cristãos comprometidos que dêem tudo pelo Evangelho...

JESUS, LUZ DO MUNDO, ILUMINA-ME

Entre os mais pequenos; entre aqueles que começam a conhe­cer-te com essa inocência e simplicidade que tu tanto queres...

JESUS, LUZ DO MUNDO, ILUMINA-ME

Entre aquelas pessoas que sentem necessidade de carinho, de um sorriso, de uma palavra de alento...

JESUS, LUZ DO MUNDO, ILUMINA-ME

Entre os meus próprios amigos; entre aqueles que não chegaram a conhecer-te a fundo e que ficaram com uma ideia de ti que não é real...

JESUS, LUZ DO MUNDO, ILUMINA-ME

No seio da minha família, dos meus avós, pais, irmãos... no meio de todos aqueles que contribuíram para a minha educação na fé...

JESUS, LUZ DO MUNDO, ILUMINA-ME

Pai Nosso (cantado)

Cântico Final

Um comentário:

Anônimo disse...

o nome desta oração é "Tu crês no Filho do Homem?"...a verdade é que cremos sim!!esta oração marcou a vida do nosso grupo de maneira especial...Jesus é a Luz do Mundo,é a Luz deste grupo de amigos e de jovens cristãos!
Andreia HOrta