sábado, 9 de fevereiro de 2008

A Ousadia de Amar a Deus



O que significa Amar? Muitos de nós não conhecemos ou não queremos conhecer o verdadeiro significado da palavra amar. Amar significa compromisso, entrega, compreensão… Todos queremos o amor verdadeiro, mas é incrível como O procuramos em todo lado menos no sítio certo… O mais engraçado é que quando O encontramos, muitas vezes não temos a coragem de amá-Lo verdadeiramente…parece que O amamos às prestações: Bom hoje é segunda até não tenho nada para fazer….vou rezar um pouco; hummm hoje é sábado tenho um aniversário…já não dá muito jeito … fica para amanhã!!!

E vamos vivendo este amor que dizemos verdadeiro assim… descontraidamente, sem compromisso, sem cultivar o carinho, sem cuidar!! Se somos assim com Deus que nos ama verdadeiramente e só quer o melhor para nós, questiono-me como somos para as pessoas que nos rodeiam? Como nos relacionamos com elas? Também temos uma relação de amar na qual não nos comprometemos verdadeiramente?

Como é a nossa relação com Deus?

“A minha relação com Deus é amigável; acho que Deus está algumas vezes em primeiro lugar na minha vida, mas se calhar não está as suficientes.” (Beatriz, 15 anos) Muitos de nós concluímos que a nossa relação com Deus é amigável…é fácil Ele está sempre connosco… é o Guardião… não dorme, nem repousa! Deus ama-nos com os nossos defeitos e qualidades. Muitas vezes é dito na sociedade que os jovens de hoje não têm consciência dos seus actos… mas o curioso é que se vê que os jovens admitem que deviam ter uma relação diferente com Deus, mas nem sempre o conseguem… Se calhar é a sociedade actual que nos cria barreiras, aliciando-nos com tantas atracções diferentes…

Sobra-nos tempo para falar com Deus? Temos nós a coragem de guardar um pouco dos nossos dias para Ele?

“Eu não rezo porque me esqueço, mas quando me lembro rezo e peço um pouco a Deus, que me ajude.” (Margarida, 15 anos)

“Costumava rezar à noite, quando me lembrava, mas infelizmente, não me tenho lembrado de rezar. Costumava falar com Deus como se fosse um amigo, ou seja, sem formalidades nem cerimónias.” (Beatriz, 15 anos)

“Geralmente não rezo, só na catequese e na missa; não costumo rezar, pois esqueço-me.” (Rita, 15 anos)

Ao nos questionarmos porque nos esquecemos às vezes de Deus, de falar com Ele… vimos que muitas vezes é porque temos mil e uma coisas por fazer, e que muitas vezes tudo o que fazemos é para agradar os outros e não a nós mesmos. Muitas vezes vivemos a nossa vida em função do que os outros querem e esquecemos a nossa verdadeira felicidade. Acabamos por só a viver em pequenos momentos, “ as alturas em que me sinto mais perto de Deus é quando vou à catequese e à missa…quando estou lá sinto-me perto de Deus, sinto-me feliz.”(Margarida, 15 anos) Porque é que não temos coragem de alimentar esta felicidade?

Será que temos coragem de dizer aos outros que amamos Deus?

“Admito que vou à missa e à catequese. Sei que por vezes o amor a Deus pode ser criticado, pois as pessoas não compreendem e não acreditam em Deus, por isso criticam.” (Rita, 15 anos)

Todos dizemos perante os outros que amamos a Deus, mas ao pensarmos nisto questionámos se estaríamos a ser verdadeiros connosco próprios?? Porque amar significa compromisso, doação e nós sabemos que muitas vezes quebramos esse amor com Deus. Se rompemos esse amor como podemos dizer aos outros que O amamos verdadeiramente?

É difícil amar a Deus verdadeiramente… mas ninguém nos disse que era fácil…o que sabemos é que esse amor, o amor de Deus, nos deixa felizes. Esse amor seduz-nos a cada momento, é mais forte do que todas as outras coisas que nos atraem momentaneamente. Nós sabemos que queremos ser seduzidos, por isso é que temos a humildade de reconhecer que nem sempre Te amamos verdadeiramente. Mas não conseguimos viver sem Ti, Tu nos fascinas e apesar de às vezes parecer que lutamos contra Ti, Tu vences e com a Tua palavra ajudas-nos a viver e a caminhar para Ti … passo a passo…!!

Ass. Vânia Luz e Grupo do 9º ano da Catequese

4 comentários:

Anônimo disse...

realmente...hoje em dia quem escolhe amar a Deus revela uma ousadia e uma coragem que poucos têm...não é fácil dizer ao mundo que amamos a Deus e que só com Ele seremos felizes...não é fácil deixarmo-nos seduzir pelo olhar do Nosso Pai...porque é muito mais fácil deixarmo-nos levar e seduzir por outros olhares que não nos trazem felicidade plena...SOMOS OUSADOS SIM!amamos os que nos rodeiam, aqueles que nos maltratam, aqueles que nos amam...acima de tudo amamos a Deus!queremos fazer a vontade Dele e não a nossa...porque sem Ele nada vale a pena!

vaninhas k lindo texto!!
ah!!eu estava lá quando estas meninas revelaram como era a sua relação com Deus...tá nas nossas mãos espalharmos um pouco desta luz que temos dentro de nós por todos esses adolescentes / jovens que necessitam de uma "lanterna" neste mundo de valores tao desvirtuados e confusos...cabe a nós, jovens, rejuvenescer a Igreja, cabe a nós, jovens, agarrar outros iguais a nós pela mão...é isso que nos diferencia daqueles que não têm a ousadia de amar a Deus!

***Andreia Horta

Anônimo disse...

Amar a Deus não é propriamente fácil mas muito menos é assumir ao mundo esse amor. Somos criticados, somos vistos com outros olhos quando o fazemos, pois nem todos ainda descobriram a verdadeira felicidade que se expressa através deste amor incondicional.
É bom refectirmos de vez enquando acerca do amor que temos a este Deus que seguimos, tal como estas meninas o fizeram, pk é ao questionar-mo-nos que chegamos às nossas proprias conclusões e muitas vezes vemos que afinal não estamos a ir pelo caminho certo ou não estamos a corresponder suficientemente à grandeza do amor que Deus tem por nós.

Tenhamos a Ousadia de Amar a Deus, pois ele ajudar-nos-á!

Carina

Anônimo disse...

Olá gostei muito do vosso parecer e obrigado por me mostrar que ainda não fiz e o que posso fazer para que o meu amor por Deus não se esfrié ou acabe.

Anônimo disse...

Gostaria muito de amar a
Deus verdadeiramente, não só falar de boca e pronto.
Mas, sei que Deus é o único que nos ama verdadeiramente e com o amor mais puro.Por isso confiem nele nunca o esqueçam pois
ele sempre te quer bem!!