terça-feira, 9 de dezembro de 2008

ADVENTO


Maria esperou tanto o nascimento do seu filho, o filho de Deus, o Salvador. Advento é tempo de espera e de preparo. Advento é o tempo de quatro semanas que antecede o Natal, tempo no qual nós nos preparamos espiritualmente para rememorar e celebrar a vinda do menino Jesus, a vinda de Deus criança, de Deus humilde, Deus humano. É o tempo reservado na nossa vida para parar e reflectir, meditar, pensar sobre o sentido da nossa vida, da nossa fé, da nossa esperança, de cantar e recontar a história do nascimento do menino Jesus. Neste tempo esperamos renovação na nossa vida pessoal, familiar, social, económica… porque acreditamos no poder e na promessa de Deus quando enviou o seu filho ao mundo. Deus humanizou-se, tornou-se criança, humilde, para se aproximar de maneira mais sublime das suas criaturas; tornou-se criança para encontrar-se acolhida no meio do seu povo. É um tempo em que muitas luzes são acesas nas casas e nas ruas das cidades, revelando o grande desejo humano de luz sobre toda a vida, e acendendo a sensibilidade humana e o desejo de que esta luz se transforme em vida abundante, desejo de que esta luz se torne concreta na vida quotidiana. O tempo de advento, o tempo de natal é um tempo em que as pessoas se sensibilizam e se alegram, se tornam abertas, à comunhão, ao amor, ao perdão. É tempo de acolher Deus, tempo de acolher a paz, tempo de anular a violência em nós e na nossa casa, tempo de anular o medo e o rancor. Que o tempo de advento seja na nossa vida um tempo de preparo para voltarmos ao que é mais pleno e puro na vida desejada por Deus.

Carina

2 comentários:

Anônimo disse...

Que cada um de nós, neste tempo tão especial, faça um verdadeiro propósito... Que cada um tenha a coragem de escolher um aspecto que em si, na sua vida, esta mais incorrecto para que o possa mudar...não só nesta altura mas durante toda a vida. E que este amor que dizemos sentir nesta época não seja somente guardado para cada um de nós...mas que O partilhemos e não O esqueçamos durante todo o ano. Porque os gestos de partilha, entreajuda, amizade, amor não devem somente ser vividos neste momento... Que nos tornemos pessoas melhores para que possamos também tornar os outros melhores.

VL

Anônimo disse...

ESTE É O TEMPO!!!Não foi ontem, nem será amanhã...é hoje que devemos preparar o nosso coraçao e a nossa vida!!!Hoje é o tempo de mudar aquilo que não é tão bom em nós...sem medos de assumirmos que somos frágeis vasos de barro que facilmente se partem...hoje é o tempo de nos entregarmos nas mãos do nosso Oleiro, de sermos barro, de voltarmos a ter uma nova vida...hoje e sempre é tempo de preparar a chegada de Deus que se fez menino para nos dar uma nova esperança!

***Andreia Horta***