terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ser conviva…

Só hoje tive “coragem” de me dedicar inteiramente à escrita sobre a minha experiência no Convivio Fraterno 1083.

Como já ouvi dizer, o meu testemunho no encerramento do Convivio foi dos mais longos alguma vez vistos e por isso resolvi mostrar-vos aquilo que disse.

Foi há quatro anos que tive o meu primeiro contacto com os Convivios Fraternos, tinha eu apenas 13 aninhos e fui ao encerramento do Convivio 939 em Pereiras, no qual participaram duas amigas e um amigo lá da paróquia. Para ser sincero nem sabia o que ia lá fazer, fui com o grupo de jovens e ia mesmo sem saber o que iria ver. Ao longo desse encerramento foram muitas as questões que me invadiram: “Porque é que estão todos a chorar? O que fazem nessa tal casa que eles voltam todos contentes, diferentes…?” No final do encerramento veio esses meus três amigos a chorarem e eu abraçei-me a cada um deles e disse-lhes “FORÇA!”, lembro-me como se fosse ontem. Só sei que a partir daí a minha ligação, principalmente com elas, ficou mais forte, o que me fez muito feliz, pois eram (e são) um exemplo para mim. Nessa noite fiquei também triste por saber que só podia participar com 18 anos e uma amiga também do grupo de jovens que foi ver disse-me “tu tens 13 anos? Quem é que tem 13 anos? Ninguem!” e ixo pôs-me ainda mais triste por salientar que eu tinha 13 anos e que ainda não podia participar nos Convivios Fraternos.

Passados quatro anos, numa noite fria, à 1h da manhã, depois de termos participado no Lausprene, essas mesmas duas amigas convidaram-me para participar no Convivio Fraterno e essas mesmas duas amigas tiveram na equipa no meu Convivio, acompanharam-me naqueles dias tão especiais, foi como se tivesse a viver o convivio delas há quatro anos. Essas duas amigas são a Andreia e Vânia!

“Depois de quatro anos à espera”, como me disse a Andreia naqueles dias, aí fui eu para o Convivio Fraterno 1083 numa noite de chuva e quando cheguei a S. Lourenço do Palmeiral pus-me a um canto, a pensar e a imaginar o que seria tudo aquilo, o que fariamos e o que não fariamos… pensei em muita coisa antes do primeiro jantar.

Ao fim dos três dias daquela experiência digo em uma palavra “ÚNICO!”, foi sem dúvida traumatizante, onde consegui ganhar forças para seguir em frente nesta caminhada da vida, em que aprendi algo mais sobre Deus, partes Dele que desconhecia ou que estava errado a esse respeito e onde aprendi a ouvir mais o Pai, a sentir mais os seus sinais e não ir pelas minhas convicções.

Por isso peço a todos aqueles que me conhecem, especialmente aos elementos do grupo de jovens e ao meu Pároco, que me ajudem a caminhar, que quando me virem sem forças dêem um pouco das vossas, quando me virem triste que me dêem umas chapadas para eu acordar…

Obrigado MEU DEUS por esta oportunidade, por teres posto no meu caminho pessoas espectaculares, com as quais aprendi muito.

OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO!

Acabo assim esta postagem com umas frases de uma música que me marcou nesses dias: “Só por ti Jesus, quero me entregar, um sorriso escondido no olhar, entregar-me de amor”.

Pedro Silva

3 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ PEDRINHO!!
Fico mt contente p t deixares seduzir por este nosso Amigo especial...à 4 anos atrás, senti-me mt feliz por ter tido os meus companheiros d grupo d jovens no encerramento...eram as únicas pessoas que lá tinha!Deus dá-nos tantos sinais e tantas provas do Amor d'Ele, que através de cada um dos meus amigos vi e continuo a ver Deus!
TU ÉS UM DESSES AMIGOS, UM SINAL DE DEUS NA MINHA VIDA!
De facto, tens vindo a crescer tanto (fisicamente e espiritualmente) nesta caminhada, que quando olho para ti e vejo o quanto te entregas, vejo uma graça de Deus na minha vida e na nossa comunidade!
Nem sempre é fácil nos entregarmos por amor...m isso podes realmente contar cmg e c este grupo para caminharmos ctg!NÓS CONTAMOS CTG!
Que o Nosso Pai, ao longo deste 4ºdia continue a revelar-se através de ti, das tuas palavras, das tuas acções e acima de tudo...através do teu coração!
"Vai pelo mundo mostrar a tua herança,ser conviva da paz e o amor"

*Andreia

Anônimo disse...

Meu Pedrokas!

Fiquei muito feliz quando me contaste que irias fazer o Convívio Fraterno, e pensei... “finalmente vais entender o mistério de ser conviva, o bom que é fazer parte de uma família afectuosa e cordial, vais entender o como é bom Amar Deus acima de tudo e o Amor que Ele tem por nós...”. Infelizmente não pude estar presente no encerramento do teu convívio e assistir ao teu precioso testemunho, acredita que tive muita pena...
Li o teu post... e dei conta que o que te disse há quatro anos atrás te deixou um cadinho triste... mas acredita que quando o disse (“tu tens 13 anos? Quem é que tem 13 anos? Ninguém!”) não foi por mal ou por achar que eras muito criança. Muito pelo contrário! Disse-o por achar-te uma pessoa super adulta e espectacular! Aliás... sempre falei contigo sem problema algum, como se fosses da minha idade (não te estou a chamar cota! ihihi). Foi uma maneira de dizer a tua mentalidade estava muito, mas mesmo muito, mais à frente da idade dos 13 anos. Compreendes?... Guarda esse momento no teu coração como uma boa recordação e não com tristeza... ok? Pleaseee...
Agora que és Conviva “Vai pelo mundo mostrar a tua herança”, aquilo te enche o coração! Dá a mão a quem precisa, e sempre que precisares tens a minha para te agarrares! Ahh... vou estar atenta para quando precisares de uma “chapaditas” ehehehe...
Beijokas grandes Pedrokas!!!
A tua fã nº1 :o)
Vera (C.F. 709)

Anônimo disse...

Só por ti Jesus... e só mesmo por Ele devemos caminhar... Cristo deve ser o nosso exemplo a seguir!! Que a tua luzinha nunca se apague e que a tua chama aumente a cada dia que passa tendo sempre Cristo como exemplo... que o teu caminho seja vivido com Ele sempre presente no teu coração...
Um grande beijo,
VL