domingo, 1 de fevereiro de 2009

Orar...

"Jesus saiu para o Monte das Oliveiras, como era seu costume. Os discípulos foram com ele. Quando lá chegou, disse-lhes:Peçam a Deus para não cairem em tentação. Afastou-se deles cerca de trinta metros e pondo-se de jelhos, orava assim: Pai se for do Teu agrado, livra-me deste cálice de amargura. No entanto, não se faça a minha vontade, mas sim a tua. Nisto apareceu-lhe um anjo do céu que veio dar-lhe forças. Jesus estava muito angustiado e orava ainda com mais ferver, enquanto o suor lhe caia no chão, como grandes gotas de sangue. Depois da iração, levantou-se e foi ter com os discípulos, mas encontrou-oos abatidos pela trsiteza. Disse-lhes então: Estão a dormir? Levantem--se e orem, para não cairem em tentação."
Lc 22, 39-46

"Quando orardes, não façam como as pessoas fingidas, que gostam de orar de pé, nas casas de oração e às esquinas das ruas, para toda a gente ver. Garanto-vos que essas pessoas já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando quiseres fazer oração, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que está presente sem ser visto. E o teu Pai, que vê o que se passa em segred, há-de recompensar-te."
Mt 6, 5-6

São Lucas diz "e foi, como de costume par ao Monte das Oliveiras", isto quer dizer que Jesus foi para sítio mais perto de Deus, como era seu hábito. Ora se entendermos que o sítio mais perto de Deus é aquele local em que sentimos uma maior intimidade para com Ele, então terá que ser nosso hábito fazer as nossas orações num sítio mais íntimo, num sítio onde nos sintamos bem connosco próprios, em que estejemos em paz.

Para que tenhamos essa intimidade, temos que falar com Deus regularmente. Por exemplo, quando conhecemos alguém e começamos a conversar cm essa pessoa, acaba por se criar alguns laços ao lngo do tempo. Com Deus verifica-se o mesmo, só teremos intimidade com Ele se conversarmos, se orarmos.

Também devemos ser humildes na forma como rezamos, tomando como exemplo Jesus que "pondo-se de joelhos, começou a orar" e não devemos ter medo de falar dos nossos problemas, não devemos ser como os discípulos que, enquanto Jesus rezava, se encontravam a dormir. Muitas vezes quanto estamos em alguma situação complicada, entregamo-nos aos problemas e "dormimos". Enfrentá-los, sempre com a confiança de que temos Deus do nosso lado, é a melhor solução, é daí que nos vem a paz e a alegria, como aconteceu a Jesus com o Anjo que o foi confortar.

Podemos dizer, que a oração nos coloca em relação directa com Deus. Alguns fariseus transformavam a oração numa ocasião para aparecer e se exibir diante dos outros. Havua gente que procurava estar nas esquinas em lugares públicos, para que todos pudessem ver como rezavam.Ora, uma atitude assim perverte a nossa relação com Deus. É falsa e sem sentido. Por isso, Jesus diz que é melhor fechar-se no quarto e rezar em segredo, perservando assim, a autenticidade da relação. Deus vê-nos mesmo em segredo e escuta-nos sempre. Trata-se de uma conversa entre dois amigos que se devem ouvir mutuamente e isso faz com que haja uma amizade que não deve ser corrompida por egoísmos e egos.

Rodrigo

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao ler estas palavras tomamos consciência de que devemos manter o nosso silêncio exterior para termos grandes conversas com Deus, no nosso interior. Pois Deus é o nosso melhor conselheiro, é aquele que está sempre lá para nos apoiar, para nos amparar, para nos fazer seguir em frente, apesar de nem sempre o achar-mos. Mas também devemos saber agradecer tudo aquilo que Ele faz por nós, devemos agradecer o nosso dia, as nossas alegrias, a nossa vida.
Nem sempre é facil, por vezes achamos que não temos tempo, isso acontece comigo, mas temos que tentar combate-lo, temos que ser fortes e todos os dias guardar um tempinho para falar com o nosso melhor Amigo, com o nosso Pai.

Marta G