sexta-feira, 31 de julho de 2009

A arte da oração por D. Orlando Brandes

Rezar é um acto natural, um capítulo da antropologia, exactamente porque o ser humano tem uma abertura congênita para o transcendente, o divino. Rezar é também um acto de justiça para com nossa alma, pois a oração é expressão do espírito, da alma, do coração. É também um acto de justiça em relação a Deus. “Nele somos, vivemos e existimos” (At 17, 28).A oração é antes de tudo terapêutica porque pacifica, unifica, ordena a vida, os pensamentos e os afectos. “Os efeitos da oração em nossa pessoa são mais visíveis que os das glândulas de secreção interna”, diz o prêmio Nobel da medicina (1922), Dr. Alexis Carrel, ateu convertido.
A arte da oração consiste em que o orante se comunica com Deus, com os outros e consigo mesmo e assim faz grandes descobertas, encontra soluções, recebe iluminações e muita força interior. (...)
De facto, só os humildes e autênticos rezam. É preciso rezar com fé. Acreditar no poder da oração. Rezar é estar com Deus e com os outros. Normalmente a oração verdadeira e profunda leva à compaixão, ao perdão, à solidariedade. O amor é fruto da oração. Rezar é um acto de amor e o amor é consequência da oração. (...)
A oração, é amor de amizade com Deus que nos leva ao amor-serviço para com os outros.
A oração é uma “alavanca que move o mundo” (Sta. Terezinha). (...)
A oração é uma ponte. A pessoa orante é fabricadora de pontes, é pontífice. Abatem-se os muros, constroem-se pontes, com a sabedoria da oração. Esta ponte, a oração, vai da terra ao céu e do coração do orante aos irmãos. A escalada da oração é exigente, requer perseverança. É um combate. A oração é muralha, é escudo, é protecção, é abrigo, é segurança. (...)
A oração enche o orante de audácia e coragem, de força e tenacidade, de luz e compaixão. Jesus não somente reza, mas, ensina a rezar, principalmente a perseverança na oração. Os primeiros cristãos eram “assíduos na oração” (At 2, 42). De facto, a oração é inspiração de cada momento, recolhimento do coração, recordação das maravilhas de Deus, é força para a luta quotidiana. Eis a arte da oração.
A oração é uma rendição diante de nossa insuficiência e da paternidade de Deus. A oração é a fala entre filhos(as) e Pai. Portanto, oração é questão de amizade, é encontro de duas consciências, duas intimidades, duas existências. Na oração acontece uma troca de olhares, de confidências, de interioridades. Rezar é um acto de amor, um acto afectivo que inflama o orante de amor a Deus e ao próximo."

2 comentários:

Anônimo disse...

A oração preenche-nos e ajuda-nos constantemente...seria bom que todos tirassemos um momento do nosso dia mesmo que seja pequenino para rezarmos...
Muitos pensam que a oração é uma perca de tempo...que é coisa do passado mas a verdade é que a oração está bem presente das nossas vidas ou pelo menos deveria estar.. é através da oração que nos podemos encontrar com Cristo e ganharmos forças para transmitirmos aos outros a alegria que é viver em Deus.
A oraçao é o motor das nossas vidas... sem ela tudo deixa de ter sentido.. é como os diálogos que temos com os nossos amigos, assim também necessitamos de conversar com Deus... é preciso entender q a oração é um diálogo... onde falamos mas também e essencialmente temos que apreender a escutar...

VL

andreia disse...

Achei este artigo muito curioso...começando logo pelo título "A arte da oração", nunca tinha pensado na oração nesta perspectiva...e de facto a oração é como a arte, que não cansa quem a contempla, que quanto mais se sente, melhor se compreende...
Para mim a oração é realmente a forma mais intima para estar ligada ao Pai e também a mais bonita e profunda!
Que todos saibamos falar com Deus e consigamos entender todos os sinais que Ele nos envia...
***Andreia Horta