quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1.º Samuel 3,1-10

O jovem Samuel servia o SENHOR sob a direcção de Eli. O SENHOR, naquele tempo, falava raras vezes e as visões não eram frequentes.

2Ora certo dia aconteceu que Eli estava deitado, pois os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver.

3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel repousava no templo do SENHOR, onde se encontrava a Arca de Deus.

4O SENHOR chamou Samuel. Ele respondeu: «Eis-me aqui.»

5Samuel correu para junto de Eli e disse-lhe: «Aqui estou, pois me chamaste.» Disse-lhe Eli: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.»

6O SENHOR chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.»
7Samuel ainda não conhecia o SENHOR, pois até então nunca se lhe tinha manifestado a palavra do SENHOR.

8Pela terceira vez, o SENHOR chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Compreendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o menino e disse a Samuel:

9«Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!» Voltou Samuel e deitou-se.

10Veio o SENHOR, pôs-se junto dele e chamou-o, como das outras vezes: «Samuel! Samuel!» E Samuel respondeu: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!»

2 comentários:

Cláudio disse...

Esta é uma leitura que evidencia a dificuldade de discernir um chamamento. O jovem Samuel estava perto do Senhor, e ainda assim não compreendia o chamamento. Nós porém, vivemos alienados da vida de Igreja, de Oração, ou seja, de proximidade com Deus. Às vezes pode não parecer, mas se pensarmos bem no tempo que gastamos por semana com coisas inúteis que só satisfazem o nosso ego e compararmos com o tempo que despendemos no aprofundamento da Fé, na Oração e na fomentação de espírito de comunidade, chegamos a uma triste conclusão. A sociedade divorciou-se de Deus e nós simplesmente optámos por viver com ela e ver o Pai apenas esporadicamente, perdendo assim a cumplicidade que deveríamos ter com Ele. Sem essa cumplicidade, sem um ambiente propicio, como podemos nós escutar a Voz que chamava Samuel?
E se porventura escutarmos a Voz e um “Eli” entender que é o Senhor que nos chama, teremos a coragem de acreditar nas suas palavras e responder a Deus: “Fala, Senhor; o teu servo escuta”?

andreia disse...

Deus chama-nos e nós tentamos fugir e fingimos que não é connosco...mas uma coisa é certa...nós temos a liberdade de desistirmos de Deus, mas Ele jamais desiste de nós...tal como não desistiu de Samuel!
é no nosso mais íntimo que escutamos a voz de Deus...mesmo que todos os ruídos do mundo tentem abafar o chamamento d'Ele...esta voz jamais se calará!