domingo, 21 de fevereiro de 2010

Encontro de sexta-feira...


O último encontro do LOGOS foi de formação acerca das dinâmicas e quais as melhores formas de tornar os encontros ou até mesmo as apresentações de trabalhos mais dinâmicos, envolvendo todos os elementos do grupo!

Foi uma noite em que também muito se praticou, desde dinâmicas de quebra-gelo, de apresentação, de reflexão, de integração e até de relaxamento...

No final recebemos uma visita surpresa muito boa e animada do grupo de jovens de S.Pedro, com eles rimos, cantámos e conversámos...ficou a ideia de nos reunirmos mais vezes!

Aqui fica uma das dinâmicas que utilizámos que se chama "O Círculo" e que tem como objectivo levar o grupo à reflexão.


Dinâmica de Reflexão: “O Circulo”
(objectivo saber o que é prioridade/ importante/ ocupa o 1 lugar na nossa vida)
Processamento da dinâmica

Material: Caneta e papel - Texto para reflexão

Descrição:
Ø Distribuir caneta e papel para os participantes.
Ø Pedir para cada um desenhar um círculo na sua folha.
Ø Pedir para cada um escrever “o que” ou “quem” colocaria dentro do círculo desenhando na folha, e “o que” ou “quem” colocaria fora do círculo.
Ø Dar um tempo para cada participante conclua o trabalho.
Ø Partilhar no próprio grupo o que e quem colocou fora e dentro do círculo respectivamente, como se sentiu em relação à escolha? E outras observações sobre a dinâmica ou o trabalho.
Ø Ler para todos o texto: “Qual o tamanho do circulo”:


"Quanto da nossa vida é gasto em manter os outros fora dela. Quartos e casas particulares, clubes e escritórios, estradas e praias. Em todos, o objectivo é o mesmo: “isto não é propriedade sua. É minha. É proibido a entrada”.
Naturalmente, num certo sentido, todos têm a necessidade de um círculo que mantenha o mundo à distância.
Todos nós precisamos de lugares e refúgio. Todos nós somos porcos-espinhos e os nossos espinhos são menos incómodos se temos um pouco de espaço em volta de nós.
Mas há um outro sentido que um tamanho de um ser humano pode ser medido pelos círculos que ele traça para envolver o mundo. Algumas pessoas são demasiado pequenas para traçar um círculo maior do que elas próprias. A maioria vai um pouco mais longe e inclui suas famílias.
Outras ainda traçam a linha nas bordas de seu grupo social ou partido político, sua própria raça ou cor, sua própria religião ou nação. São muitas as pessoas que possuem a grandeza e interesse e de compaixão para lançar um círculo suficiente grande para envolver a todos.
Quanto maior o círculo, maior a pessoa. E quanto menor o círculo, mais mesquinha é a pessoa. A pessoa forte não tem medo de pessoas diferentes dela, e a pessoa sábia acolhe-a com prazer. Se nada mais sabe, ela sabe que os seres humanos não têm onde viver a não ser na terra, e que se não quisermos morrer juntos, teremos de aprender a viver juntos. Mas a pessoa sábia, provavelmente, também sabe que quando traça um círculo excluindo seu irmão, faz menos mal a seu irmão do que a si mesma. Ela coloca-se em reclusão solitária e fecha a porta por dentro.
Nega a si mesma. Empobrece o seu espírito, endurece o seu coração, atrofia os seus sentimentos.
Quando uma pessoa sábia menciona seu irmão, não traça um círculo menor do que já foi traçado na terra. No princípio, Deus deu ao mundo a sua forma. Ele o fez redondo."

Um comentário:

Anônimo disse...

Um encontro que nos ensinou como podemos fazer coisas diferentes e dinâmicas e ao mesmo tempo interiorizarmos o pretendido... uma forma de aumentarmos os nossos conhecimentos e ao mesmo tempo reflectirmos sobre o nosso papel no grupo enquanto transmissores de conhecimentos...

VL