terça-feira, 11 de março de 2008

Uma Missão de Amor...



(Música de fundo)

Introdução (sentados)


Aqui reunidos, respiremos fundo (pausa) e esqueçamos tudo o que se passa lá fora.

Que os nossos corações serenem, para que neles façamos espaço que e o Espírito Santo actue.

Senhor, num gesto de humildade, Te pedimos que nos ajudes a compreender o Espírito Santo como Espírito de Verdade, de Amor, de Fortaleza e de Testemunho.

Cântico “O Senhor dar-vos-á” (de pé)

O Senhor dar-vos-á

O Espírito Santo.

Já não temais, abri o coração,

Derramará o seu amor. (bis)

Ele transformará a vossa vida,

Dar-vos-á a força para amar.

Não podeis perder a esperança,

Ele salvar-vos-á.

Ele transformará todas as mágoas,

Como filhos vos acolherá.

Abri os vossos corações para a liberdade!

Silêncio

Leitura (Ezequiel 37,1-14) - sentados


O poder do Senhor apoderou-se de mim e o seu espírito arrebatou-me e levou-me a um vale todo coberto de ossos. Levou-me à volta do vale, de maneira que pude ver que havia muitos ossos e que estavam todos muitos secos. Então o Senhor perguntou-me: “Ezequiel, podem estes ossos voltar à vida?”

Eu respondi:”Senhor Deus, só tu sabes responder a essa pergunta!” Ele acrescentou:”Fala aos ossos em meu nome e diz-lhes o seguinte:”Ossos secos escutem a palavra do Senhor! Eu, o Senhor Deus, vos declaro que vou reanimar-vos e dar-vos vida outra vez. Então ficareis a saber que eu sou o Senhor.”

Então transmiti-lhes a mensagem tal como a recebi. Enquanto falava, ouvi um grande barulho e os ossos começaram a juntar-se, cada um ao osso que lhe correspondia. Enquanto observava a cena, os ossos cobriram-se de nervos e músculos e, depois, de pele. Mas não tinham vida.

Então o Senhor disse-me:”Ezequiel transmite a minha mensagem ao sopro da vida e diz-lhe que o Senhor Deus lhe ordenou que venha de todas as direcções e que entre nesses corpos mortos e os faça voltar à vida.”

Assim transmiti a mensagem que me foi dada. O sopro da vida entrou naqueles corpos, que voltaram à vida e se levantaram. Eram em número suficiente para formar um exército enorme.

Então o Senhor dirigiu-me a palavra e disse:”Ezequiel, esses ossos representam o povo de Israel. Eles dizem que os seus ossos estão secos, sem esperança e que nada se pode fazer por eles. Diz ao meu povo de Israel que eu, o Senhor Deus, vou abrir as suas sepulturas e fazê-los sair delas para poderem regressar à terra de Israel. Quando eu abrir as sepulturas onde o meu povo se encontra encerrado e os fizer sair, ficarão a saber que eu sou o Senhor. Porei neles o meu sopro de vida e vou fazer com que tenham vida novamente, para que possam habitar no seu país. Então saberão que eu sou o Senhor e que tudo o que prometi fazer hei-de realizá-lo. Palavra do Senhor!”

(Silêncio)

Reflexão (dedilhado de viola)

1- No dia-a-dia muitas pessoas sepultaram os seus sonhos, os seus valores, a sua fé. Aquele vale cheio de ossos desarticulados e misturados mostra a desorganização do que pode ser uma vida sem Deus.

(Imagem)

2- Aqueles que têm a coragem de ouvir e de receber a palavra de Deus serão transformados. A palavra de Deus é o remédio para os nossos corações inquietos.

(Imagem)

3- A palavra de Deus ajuda-nos a discernir o que sentimos, o que Ele quer para nós. Assim, como ouvimos na leitura, cada osso vai encontrando o seu lugar no corpo. Cada um de nós, vai encontrando a sua posição no corpo de Cristo que é a Igreja, vai encontrando a sua missão, a sua função.

(Imagem)

4- É através do Espírito Santo que Deus demonstra o seu poder e nos dá a união para professar o nosso amor por Ele.

(Imagem)

5- Deus não ressuscitou aqueles mortos para que cada um fosse cuidar de seus próprios interesses. Deus ressuscitou-os para ajudarem os outros. Isso não quer deixar que cada um de nós aqui presente deixe de cumprir os nossos deveres. Vamos trabalhar, divertir, estudar, mas nada disso ocupará o lugar de Deus nas nossas vidas.

(Imagem)

Silêncio

Cântico “Sou Feliz”

Testemunho de vida

O Padre Damião nasce em 1840, em Tremelo, perto de Louvain, numa família camponesa acomodada; ingressa na Congregação dos Sagrados Corações (Picpus) em 1859; parte para o Havai e é ordenado sacerdote (1864); realiza apostolado na ilha de Havai; chega a Molokai em 1872, e ali morre, aos 49 anos, no dia 15 de Abril de 1889.

Na altura, os leprosos eram postos à margem da sociedade. Molokai era uma ilha que recebia doentes de lepra em estado avançado. Para lá iam e lá ficavam até morrerem, sem o mínimo de condições. O padre Damião voluntariou-se e foi em missão para aquela ilha. Sabia que poderia morrer de lepra, mas não quis saber. Entregou a sua missão nas mãos de Deus e fez um trabalho magnífico. Tal como Jesus, abraçou os leprosos, comia com eles, falava-lhes de Deus e estava com eles até à sua morte. Acabou por falecer também por causa desta doença, mas até ao fim nunca deixou de lutar contra a lepra. No final, estava satisfeito. Por ter conseguido melhorar as condições de tratamento dos leprosos e por partir para junto do Pai.

(Imagem)

Silêncio

Oração espontânea


Cântico “Nada nos separará”


Silêncio


Preces (de pé)

Senhor, ajuda-me a dizer-Te que sim todos os dias como o Pe. Damião Te disse:

“Persuadido como estou de que Deus não me pede o impossível, enfrento tudo prontamente sem perturbar-me.”

1-Quando não me apetece estender a mão ao que passa em minha frente Senhor, ajuda-me.

“Persuadido como estou de que Deus não me pede o impossível, enfrento tudo prontamente sem perturbar-me.”

2-Quando tento guardar o amor que sinto só para mim Senhor, ajuda-me.

“Persuadido como estou de que Deus não me pede o impossível, enfrento tudo prontamente sem perturbar-me.”

3- Quando tenho medo de partir em missão e praticar o amor no dia-a-dia Senhor, ajuda-me.

“Persuadido como estou de que Deus não me pede o impossível, enfrento tudo prontamente sem perturbar-me.”

4- Ajuda-nos a transformar em nós próprios o que fôr necessário para conseguirmos entregarmo-nos ao amor e dar as mãos.

“Persuadido como estou de que Deus não me pede o impossível, enfrento tudo prontamente sem perturbar-me.”

5- Senhor, ajuda-nos a combater a indiferença, a ausência de sentimentos e valores.

“Persuadido como estou de que Deus não me pede o impossível, enfrento tudo prontamente sem perturbar-me.”

Pai-Nosso (cantado)


Momento de Adoração à Cruz


(quem quiser é então convidado a dirigir-se junto da Cruz e a ajoelhar-se perto da mesma)

Cântico “Ninguém Te ama”

3 comentários:

Anônimo disse...

um momento de oração em intimidade com o Pai e com os nossos irmãos...esta oração proporcionou a todos uma reflexão acerca da missão que Deus nos entrega...uma missão que nada mais é do que AMAR...uma missão de amor...
Obrigada ao Pai por todas as graças que nos dá, por todo o amor que Ele nos tem.
Obrigada Pai,
da Tua filha,
Andreia Horta

Anônimo disse...

Queridos amigos,

Esta semana tem sido especial na nossa comunidade. À volta da Cruz, o Senhor têm-nos reunido para entrarmos na Sua intimidade e podermos, na oração, preparar esta Páscoa.
Ontem, enquanto rezava convosco, dava graças a Deus por cada um de vós e pela vossa seriedade no seguimento de Jesus.
Obrigado pela vossa interioridade e por me ajudarem, com a vossa presença, entusiasmo e seriedade, a ser padre.
Um abraço para todos e que da Cruz bebamos sempre a humildade, entrega e amor que ela significa.
P. Mário

Anônimo disse...

Obrigado ao nosso muito querido Padre Mário...que é o nosso "BOM PASTOR" que conhece as suas ovelhas e chama-as pelo nome...Obrigado por ser o nosso guia nos caminhos de Jesus e por nos transmitir o seu exemplo de entrega e humildade...Obrigado pela confiança e por toda a amizade que nos dá.
Obrigado Senhor, por nos colocares este Bom Pastor que dá a sua vida por nós,as suas ovelhas.
O GRUPO DE JOVENS