sábado, 17 de janeiro de 2009

Amor e Liberdade..

Havia um homem que possuía muitos pássaros. Como vivia só, esses animais eram como filhos. Gostava de todos, mas, havia um, que lhe era especial. Tratava-se de um velho canário belga, que ganhara do pai.

O pequenino pássaro, fora o primeiro de sua colecção e durante longo tempo, sua única companhia. Mas um dia, sem motivo, o passarinho, apareceu doente. De olhar melancólico nunca mais cantara, queria novamente a sua liberdade.

Perceber e aceitar esse desej eram coisas que não entravam na cabeça do seu dono. A atitude do companheiro parecia de ingratidão: Sempre lhe tratara bem. Nunca lhe deixara faltar alimento e amor. No entanto, "Não vou soltá-lo!" Concluiu.

Algum tempo passou, e o animal doi definhando cada vez mais. Sua morte parecia iminente.

Não tendo outra escolha o velho homem deixou a gaiola aberta. O canário com dificuldade andou até à porta, permaneceu algum tempo hesitante entre ficar e partir, mas, acabou decidindo pela segunda opção.

Aquele foi um longo dia, solitário e triste.. Na manhã seguinte, o bom homem acordou com um canto indêntico ao do pássaro que partira. Abrindo apressadamente a janela deparou-se com o amigo que cantava como nunca havia cantado. Essas visitas repetiram-se ainda durante vários anos.

Com as pessoas acontece da mesma forma. Amor não combina com algemas e prisóes. Quem ama deixa sempre as portas abertas à espera que o amor verdadeiro possa manifestar-se.

O amor de Cristo é assim... uma doação sem limite... ama-nos constantemente, respeita-nos e não nos aprisiona. Dá-nos asas para voarmos para perto...para longe... Nunca o Seu olhar se desvia de nós. Espera por nós o tempo que for preciso e sabe que no fundo O amamos, mas por vezes é tão difícil reconhecer esse amor.

Muitas vezes somos fracos e faz-nos confusão reconhecer que o verdadeiro amor está n'Ele.

Cristo mostra-nos como devemos amar cada um que nos rodeia, mas nós tendemos a pensar só em amar o nosso próprio umbigo. Quando dizemos "Gosto de ti!", "Amo-te", que seja verdadeiramente "Eu gosto de ti com todos os defeitos e qualidades que tens e não como eu gostaria que tu fossesm que eu goste de ti mesmo quando tens mau feitio."

Que cada um de nós tenha a coragem de amar plenamente. E amar verdadeiramente, passa por amar a Cristo, só Ele nos ajuda a amar com verdade, pois só Ele e Deus têm um coração tão grande, do qual o amor transborda para os nossos. Só em Deus e em Cristo o amor se revela nas pessoas que nos rodeiam. Que tenhamos a coragem de amar a Cristo sem medo.


3 comentários:

Anônimo disse...

Nos dias que correm não é fácil amarmos os outros tal como eles são...livremente!
Muitas são as vezes em que dou por mim a pensar que as pessoas que me rodeiam deviam de ser como eu gostava q fossem...mas depois apercebo-me deste meu egoísmo e da minha falta de amor...sim!porque isto não é a forma de amar que Jesus nos veio pedir, que Deus em cada dia da minha vida me vem pedindo...
Por isso, em cada dia vou aprendendo a amar verdadeiramente o próximo e a dar-lhes a liberdade de serem quem são!
Neste dia de hoje, rezo pela família do Pedro Henrique, para que tenham força e para que se sintam muito amados por todos nós, a sua grande família!
***Andreia H

Anônimo disse...

Que o verdadeiro amor inunde as nossas vidas...e que esse amor nos permita agir sempre como Cristo agiria nos momentos de grande alegria, mas também nos momentos mais atribulados!

VL

Anônimo disse...

Devemos saber amar a todos aquelos que nos rodeiam. Porque quando não o fazemos acabamos por "mata-los" um pouco. Pois todos nós temos necessidade de ser respeitados, amados e compreendidos.
E estar sempre a criticar não ajuda ninguem. todos temos a nossa maneira de ser, as nossas opiniões é so quem as respeita é que realmente nos ama.
às vezes gostava que algumas pessoas mudassem, mas depois penso que se mudassem iam deixar de ser quem são. E já não seriam a pessoa que amo.
deus também nos aceita como somos, com as nossas fraquezas, devia aprender com ele e amar aqueles que me rodeiam da maneira como são.

Marta G