terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Imaginemos...



"Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: "Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho". Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: "Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens". Eles deixaram logo as redes e seguiram-nO. Em pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus."
Mc 1, 14-20

Imaginemos que estamos no fim de mais um dia... seja escola... trabalho...férias... e, como aconteceu a estes homens vemos Jesus. Ele olha-nos nos olhos e chama-nos pelo nome e diz 'Vem Comigo'... Diz-nos que tem uma missão para nós... Anunciar o Evangelho, a Boa Nova a todos. O que faziamos? Seriamos capaz de seguir Cristo? No nosso dia a dia será que nos apercebemos dos convites constantes que Cristo nos faz? Para que dediquemos um pouco mais a nossa vida ao amor de Deus? Será que não colocamos constantemente tudo à frente deste amor? Ou será que mediamos...damos um pouco a Deus...um pouco para nós... Será que é necessário esquecer Deus para fazermos algo para nós? Não poderá estar Deus sempre presente na nossa vida?
Que Deus nos dê a coragem de olhar para Cristo com olhos verdadeiros e o coração aberto, para que possamos compreender que todos os aspectos da nossa vida passam por este amor infinito de Deus...

4 comentários:

Cláudio disse...

Qualquer justo por mais insensível que seja, ao ouvir o chamamento de Jesus e ser confrontado com o Seu olhar não consegue ficar indiferente. Por mais que nos queiramos esquivar e fazer de conta que nada se passa, a fé e o Espírito Santo enquanto dons de Deus testemunham contra a nossa vontade e indicam Cristo como o único caminho, O Caminho. Porém, nos dias que correm vivemos afogados no “fazer e no ter” que dificilmente vemos o Seu olhar na nossa direcção, não ouvimos a sua Voz a chamar por nós, e muitas vezes nem sequer nos apercebemos da Sua incessante presença. Infelizmente, é verdade que por vezes no meio dos nossos tantos e aparentemente eternos afazeres ouvimo-Lo clamar de longe, mas somos como o “rapaz rico”(Mt 19:16-22), somos incapazes de deixar tudo por estarmos demasiado embebidos no mundo.
É também verdade que por ignorarmos a Sua presença, vamos colocando quase tudo à Sua frente. Muitas são as coisas, que Lhe pedindo, Ele nos dá de graça e depois as colocamos à Sua frente; como se não bastasse pomos-lhes com arrogância e orgulho a nossa assinatura e erguemo-las ao alto como um troféu conquistado por mérito próprio.

É necessário aceitar os convites que Ele nos faz e elevar a nossa fé e a nossa alegria em Deus, mas ao subirmos um novo degrau na fé, vem imediatamente uma forte tentação, a provação, a voz que nos diz “eu dou-te o mundo”. Porém, Deus é fiel e não deixa que sejamos tentados acima das nossas capacidades e uma vez ultrapassada a tentação sentimo-nos leves, de vestes brancas, mas somos confrontados com um novo dilema: Será que é necessário esquecer Deus para fazermos algo para nós? E a resposta é não! Porque se vivermos em harmonia com Deus, através da fé em Cristo Jesus “receberemos tudo, muito mais abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos”(Ef 3.20).

Abraço fraterno...
Cláudio Adriano

Anônimo disse...

Olá!
A partir do momento em que senti o olhar de Jesus dirigir-se a mim, em que me senti seduzida por Ele...já não consegui deixar de olhar para Ele...
Tem sido uma caminhada dificil, em que me vejo muitas vezes a cair e a colocar o meu Amigo para trás...mas Ele nunca se deixou ficar para trás...em vez disso tem ficado ao meu lado e tem me segurado nas minhas quedas!
Tantos chamamentos que Ele me tem feito...tantos que ficaram por responder...Apesar disso, devo confessar que a cada dia que passa, sinto-me cada vez mais chamada a anunciar a Boa Nova...e como me perguntaram um dia "NÃO TE CANSAS?" aqui dou a resposta inspirada numa música de Taize que fala do verdadeiro Amor de Deus "que anda mas que não cansa"...este Amor que quero e procuro anunciar é um Amor que jamais cansará e jamais acabará!
***Andreia

Anônimo disse...

"Nunca te cansas?" ... Sim... fisicamente por vezes mas espiritualmente... é este amor de Deus nos faz querer mais...ter mais sede d'Ele. E como disseram, quando encontramos este amor simples mas tão verdadeiro é-nos impossível esquece-lo e deixá-lo para trás. É este amor que nos faz sorrir, ser pessoas melhores e melhorar a vida das pessoas que nos rodeiam. Que nunca pensemos neste amor como um amor egoísta, que descobrimos e que queremos guardar só para nós. Mas que este amor seja vivido de acordo com a sua verdadeira essência... a Partilha... o Dar ... o Anunciar... um amor em Cristo ... um amor que não tem nenhuma intenção ou interesse escondido. Que o nosso dia a dia tenha sempre presente este olhar tão meigo de Cristo...que nos apoia, que nos dá a mão sempre...sempre...sempre...
VL

Anônimo disse...

Tantas vezes que me coloco estas perguntas, tantas vezes que me sinto cansada e não oiço o chamamento de Deus, tantas vezes que não Lhe respondo... E pergunto-me porquê?
Às vezes concentramo-nos tanto nos nossos problemas, nas nossas angustias que nos esquece-mos daquilo que realmente é importante, ou seja que devemos saber transmitir aquilo que Deus nos ensinou através das suas palavras, devemos ser pescadores de homens, ser Seus discipulos...
Porque seremos nós tao fracos? Porque nos deixamos abater ao primeiro obstáculo? Porque nos esquecemos Dele quando algo nos corre mal? São perhuntas ai quias gostava de dar uma resposta, mas não a tenho..
A única coisa que posso dizer é que me sinto orgulhosa por ser chamada a transmitir as palavras de Deus.

Marta G